Após ser adiada por causa do desabastecimento de combustível e a consequente instabilidade no transporte aéreo, a 22ª edição do festival Cine PE acontece a partir de quinta-feira (31) até 5 de junho no Cinema São Luiz, no Centro do Recife. Por causa do adiamento, o acesso à sessões diárias passa a ser gratuito, segundo a direção do evento.

O festival ocorreria entre terça-feira (29) e 4 de junho e os ingressos custariam R$ 5. Por meio de nota, a direção do festival informou que a nova situação “gerou uma programação mais curta em termos de período, mas sem comprometimento do conteúdo selecionado e já divulgado”.

Os ingressos, mesmo sendo gratuitos, precisam ser retirados antecipadamente às sessões, nas próprias bilheterias do Cinema São Luiz, na Rua da Aurora, na Boa Vista, para efeito de controle de acesso e limite de lotação. Quem comprou os ingressos antecipadamente pode ser ressarcido na bilheteria do cinema.

A programação do festival conta com três mostras competitivas e uma gratuita. Nesta última, intitulada Mostra Kátia Mesel: 50 Anos de Audiovisual, são exibidos filmes da diretora que é uma das homenageadas do evento, junto com a atriz Cássia Kis.

Na edição deste ano, o público pode escolher, pela primeira vez, os premiados pelo júri popular através de uma votação no aplicativo do festival, disponível nas plataformas iOS e Android. A ferramenta reúne notícias sobre o festival, sinopses dos filmes, fichas técnicas e a programação completa do evento.