Manaus – Em sua 19ª edição e com o tema ‘Transformar Vidas Através da Cozinha de Raiz – Buteco Extensão de Sua Casa’, o concurso Comida di Buteco inicia nesta sexta-feira (13) e segue até o dia 6 de maio, em 21 localidades brasileiras, incluindo Manaus. Na capital do Estado, 16 butecos participam da disputa fortalecendo o buteco como um dos mais importantes ícones da cultura brasileira. Em todo o Brasil, são quase 600 estabelecimentos participantes.

O concurso foi criado, em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a cozinha de raiz por meio da visibilidade aos butecos espontâneos/tradicionais. Já pode ser considerado, não apenas um concurso, mas um ‘movimento’ que envolve pessoas de todas as classes sociais e idades de norte a sul do Brasil.

Entre as novidades deste ano, estão a entrada da cidade de Florianópolis no roteiro, o preço do petisco participante do concurso será mantido em R$ 25,90 e unificado para todo o País e o tema criativo para o desenvolvimento do petisco é livre.

Prato: Du Campo Pru Mar, com camarão, queijo coalho enrolado em filé bovino, acompanhado de farofa de banana e manteiga de garrafa saboreada com ervas, além de alface e limão.

Prato: Pira-punha, servido em uma cumbuquinha de pupunha em formato de um olho, que remete ao fruto do guaraná, recheada com pirarucu e acompanhada de creme de guaraná em pó e molho de pimenta jiquitaia.