O mundo digital elenca uma série de fatores para que uma determinada pessoa ou marca obtenha o status de influenciador nas mídias digitais. Poucos são os que obtêm o chamado “selo de verificação”. Na Paraíba, o primeiro comunicador a obter o selo é o radialista e empresário paraibano Fabiano Gomes. Vale ressaltar, que no Nordeste ele é o terceiro comunicador a adquirir o “check azul” da rede social de fotografias. O comunicador passou pelo crivo da equipe do Instagram que atestou a legitimidade de seu perfil e sua relevância na rede social – de forma espontânea.

Como consta na própria página de política de utilização do Instagram, “somente algumas celebridades, figuras públicas e marcas possuem selos de autenticidade”.  E segue: “No momento, apenas as contas do Instagram com alta probabilidade de serem imitadas possuem selos de autenticidade”.

Em resumo, trata-se de um selo de qualidade a fim de evitar perfis fakes (falsos). No processo de verificação, o Instagram analisa com rigor e imparcialidade a marca, pessoa ou celebridade que receberá o selo de verificação. Apenas grandes personalidades da mídia recebem a verificação, na comunicação alguns exemplos são William Bonner, Rachel Sheherazade, Adriana Araújo, José Luiz Datena, Tadeu Schmidt e Geraldo Luís.