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11 cereais que podem ajudar a emagrecer

O arroz, o trigo ou milho são alguns dos cereais mais comuns em nossa cozinha. No entanto, esse grupo de alimentos oferece uma enorme variedade de opções, muitas delas adequadas para pessoas com doença celíaca, e que muitos ainda não conhecem. Conheça os benefícios e propriedades desses alimentos e prepare um espaço maior na sua despensa.

O milho
apresenta uma das fontes mais importantes de minerais e proteínas de origem
vegetal. Ele é rico em antioxidantes e possui alto teor de fibras. Além disso,
ele é um cereal sem glúten, o que o torna um alimento perfeito para dietas celíacas.

É uma variedade de trigo cujo
consumo não para de crescer há algum tempo e é conhecido por diversos nomes,
entres eles: trigo vermelho. É rico em vitamina B, ferro e cobre. Estudos
garantem que a sua ingestão esteja relacionada a importantes benefícios à
saúde, como a redução de riscos cardiovasculares ou fortalecimento do sistema
imunológico.

Embora seja um alimento com um teor
mais leve de glúten do que os trigos que normalmente são usados ​​para fazer
pão, a espelta é um alimento proibido para celíacos.

A quinoa é muito rica em ferro,
fósforo, cálcio e vitaminas e possui baixo teor de
gordura. É também uma excelente fonte de proteína e não contém glúten o que a
torna ideal para pessoas celíacas.

Ela pode ser preparada como o arroz
ou juntamente com ele. Não se limite somente à salada de quinoa que é o seu
consumo mais popular. Há diversas possibilidades de preparar esse alimento,
portanto, abuse da criatividade.

Ainda não é um alimento muito comum
para as pessoas, porém é bem conhecido para os veganos devido ao seu alto teor
de proteína. O amaranto também é rico em fibras e vitaminas que podem ajudar a
reduzir o colesterol. Este cereal é adequado para celíacos. Você pode
consumi-lo cru misturando os grãos no iogurte (para aproveitar ao máximo suas
propriedades) ou pode usar como ingrediente para fazer bolo ou biscoitos, por exemplo.

A aveia é um alimento prático e
muito nutritivo. Os seus benefícios para a saúde são incontáveis. Entre eles,
controla a pressão arterial, regula o trânsito intestinal e reduz o colesterol
ruim (LDL). O cereal em si, não contém glúten, porém na maior parte do mundo,
ele é processado juntamente com o trigo. Por isso, observe sempre as
informações da embalagem.

Ele é na verdade uma semente e não
um cereal como o trigo comum. É também conhecido como trigo mourisco e sua
grande vantagem é que ele não possui glúten, podendo ser usado como substituto
da farinha comum em preparações de bolos, pães, tortas etc. Devido ao seu alto
valor nutritivo, pode ser consumido também no lugar do arroz ou usado para
incrementar sopas ou saladas.

Ainda não incluiu o arroz integral
em sua dieta? Como ele não passa pelo processo de refinamento, mantém
praticamente todos os seus nutrientes. Ele é um alimento que possui fibras,
proteínas, vitaminas e que proporciona maior sensação de saciedade.

O Teff é um dos menores grãos do
mundo, porém o seu tamanho não o impede de ser um dos mais nutritivos também. É
uma ótima fonte de proteínas, antioxidantes, possui carboidrato de baixo índice
glicêmico e alto teor de fibras. Também é muito rico em ferro, cálcio e
vitaminas do grupo B e K. E outro fator importante: é adequado para celíacos,
pois não contém glúten.

É uma ótima fonte de fibras,
proteínas, vitaminas e minerais, propriedades que o tornam uma boa opção para
as dietas de emagrecimento. O centeio também é utilizado para fazer cerveja e
outras bebidas, sendo um dos cereais mais consumidos do mundo. Alguns estudos
demonstraram a eficácia em comer de duas ou três fatias de pão de centeio
diariamente para reduzir o risco de doença cardíaca coronária.

Também chamado de triguilho, é um
grão rico em vitaminas do complexo B, fibras, proteínas e minerais. Possui
baixo índice glicêmico e seu alto teor de fibras diminui a absorção de
açúcares. Apesar de ser um alimento muito rico, pessoas com intolerância ao
glúten, não devem consumi-lo, uma vez que se trata de um grão feito a partir do
trigo.

A cevada se destaca por seu alto
teor antioxidante sendo rica em minerais como: 
zinco, manganês e cobre. As fibras presentes no cereal estimulam o
funcionamento do intestino, além disso, ele possui propriedades diuréticas,
melhora a oxigenação das células, estimula a circulação e acelera o
metabolismo.

A verdade é que na maioria das
despensas, muitos desses cereais ainda são um elemento estranho. No entanto,
são alimentos muito nutritivos e fáceis de serem incluídos no menu semanal. Por
serem ricos em fibras, são ótimas opções para quem
está tentando perder peso, uma vez que trazem a sensação de saciedade
duradoura.
Os especialistas em nutrição dizem que, para
aproveitar ao máximo as virtudes nutricionais dos cereais, eles devem ser
consumidos inteiros para que sejam preservados todos os seus nutrientes e
fibras insolúveis. De acordo com um estudo publicado na Public Health
Nutrition, os cereais ajudam a controlar o peso e evitam que a gordura se
acumule no abdômen. Portanto, adicionar cereais na alimentação faz bem para a
saúde e para a aparência.

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