1.Uma das teorias para a origem da sexta-feira 13 vem do mundo bíblico. Supostamente, a crucificação de Cristo ocorreu nessa data. Treze também foi o número de convidados presentes na Última Ceia, onde o apóstolo Judas, que mais tarde trairia Jesus, era a 13ª pessoa sentada à mesa, de acordo com o Novo Testamento.

3. Estima-se que todas as sextas-feiras 13 custam cerca de US$ 800-900 milhões em perdas para a economia dos EUA. De acordo com o Stress Management Center e Phobia Institute, muitas pessoas se recusam a fazer negócios ou viajar por via aérea com medo do azar.

4. Desafiando os supersticiosos, a missão Apollo 13, com destino à Lua, estava indo bem nos dois primeiros dias. Mas tudo mudou no dia 13 de abril de 1970, uma sexta-feira, ocorreu uma explosão na nave que impediu a descida ao satélite. Os tripulantes ficaram quatro dias com o oxigênio racionado, mas felizmente, voltaram à salvo para a Terra.

5. Durante a Segunda Guerra Mundial, cinco bombas alemãs atingiram o Palácio de Buckingham (Reino Unido) numa sexta-feira, 13 de setembro de 1940, e destruíram a Capela do Palácio como parte da campanha estratégica de bombardeio de Adolf Hitler.

7.Na sexta-feira, 13 de outubro de 1989, a bolsa americana sofreu um crash relevante. Tal episódio ficou conhecido como “Black Friday”. Foi a maior queda do século em Nova York, de 22%, quase o dobro da registrada em 1929, que dera início à pior crise econômica da história americana, a Grande Recessão.

8. O Ato Institucional Nº5 (AI-5) foi decretado no dia 13 de dezembro de 1968, uma sexta-feira, pelo regime militar brasileiro. Ele dava poderes totais ao Presidente da República e colocava o país em estado de sítio, permitindo aos militares fechar o Congresso e suspendendo várias garantias constitucionais.

9. O cineasta britânico Alfred Hitchcock, o mestre do suspense, nasceu em 13 de agosto de 1899, numa sexta-feira. Ele tentou estrear no mundo da sétima arte com um filme chamado “Número 13”, que nunca saiu do papel por causa de problemas financeiros.