Platão é um dos filósofos mais importantes do mundo, e está presente no dia a dia de estudos dos alunos do ensino médio. Também é um assunto que costuma ser cobrado com bastante frequência em provas e testes variados. Confira algumas coisas importantes que devem ser estudadas e lembradas para as prova s sobre Platão:

Dois conceitos importantes que devem ser estudados sobre Platão é o de Doxa e Episteme. Para Platão, a democracia era o reino da doxa (opinião) e não da episteme (conhecimento verdadeiro). Naquele regime político imperava a demagogia e, na avaliação de Platão, teria como consequência futura a tirania. Democracia é o reino da fala, da melhor ordem, do domínio e do pensamento.

Outro conceito importante para Platão, está relacionado ao diálogo, que deve ser fundamentado em conceitos, ou diálogo que faz com que as pessoas cheguem a ideias estáveis, à realidade do mundo inteligível.

O famoso Mito da Caverna foi descrito no Livro VII, na República. Ele fala basicamente da forma como os homens estão aprisionados de uma maneira que não conseguem enxergar a verdade, e apenas observam sombras de algo que já não tem como fonte a verdade absoluta.

Platão sofre uma série de influencias de outros filósofos, sendo essa uma das perguntas que mais são cobradas nas provas. Além da influência de Heráclito, Platão foi bastante influenciado pela filosofia pré-socrática de Pitágoras. Os pitagóricos acreditavam na reencarnação sucessiva de almas. Essa ideia tem origem oriental – hinduísta por sua vez – que foi intercambiada durante os momentos de florescimento do comércio marítimo das cidades gregas.

Mas Platão apresenta algumas divergências em relação ao que pensava Sócrates em relação a filosofia. Platão faz a filosofia como teoria, capacidade de ver a verdade das coisas, em seu sentido eterno e imutável. Sócrates, por seu turno, percebe na filosofia um método de reflexão para individualmente melhorar a compreensão de si e melhorar a cidade, reavaliando crenças e valores.