Para os pimpolhos ao redor do país, este é o dia de vocês! Um dia para se divertir, brincar e ver filmes. Apesar dos adultos serem os protagonistas da maior parte das histórias do cinema, alguns dos personagens mais icônicos das telonas são crianças. No dia de exaltar a infância, o AdoroCinema juntou uma lista com 5 crianças marcantes do cinema e, para melhorar, todos os filmes estão disponíveis na Cinelist Kids do Telecine. Então aproveitem este sábado para sentar no sofá com muita pipoca, bala e suco e aproveitem!

O bruxinho apresentado nas telonas em A Pedra Filosofal, Harry Potter (Daniel Radcliffe) conquistou crianças e adultos do mundo inteiro com a sua história. Órfão, morando com seus tios abusivos, sua infância foi repleta de acontecimentos estranhos, explicados quando Hagrid (Robbie Coltrane) lhe conta o segredo que mudará sua vida. O público acompanha as aventuras de Harry dos seus 11 aos 18 anos, ao lado de seus amigos Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson). O personagem marcou uma geração inteira e o mundo mágico criado por J.K. Rowling dominou a infância de crianças no mundo inteiro. Quem aí não esperou sua carta de Hogwarts chegar ao completar 11 anos?

Representante das animações (que, por incrível que pareça, não tem tantas crianças assim), a Boo é o elo que segura Monstros S.A.. Ao sair do seu mundo e se infiltrar na sociedade dos monstros, a pequena menina que aterroriza todos os moradores que usando do susto como forma de energia, menos Sulley, o maior assustador de sua empresa. De maria chiquinha e sua camiseta rosa, ela precisa voltar para casa antes que crie mais problemas e esta missão fica com Sulley e Mike Wazowski, seu melhor amigo. Juntos, os três viajam por milhares de portas, fugindo do invejoso Randall, que quer Boo para sugar seus gritos. Monstros S.A. é uma história que prova que o amor transcende as normas estabelecidas pela sociedade, principalmente quando vêm do olhar inocente de uma criança.

Após ser deixado para trás pela família, que vai passar o Natal em Paris, Kevin McCallister (Macaulay Culkin) aproveita para curtir sua casa sem seus pais ou irmãos para atrapalhar. Porém, suas férias acabam quando dois ladrões tentam roubar a sua casa, e o menino de oito anos decide defender sua casa. Esqueceram de Mim trouxe para crianças um personagem que vive algumas das maiores fantasias do cérebro jovem. Todo mundo pensou, durante a infância, de ter zero supervisão para poder fazer tudo que quiser. E as situações em que ele coloca os dois ladrões, usando coisas da sua casa para se livrar deles, são sempre hilárias. 

Uma criança que adora ler, Matilda (Mara Wilson) é excluída de sua família, que ama assistir televisão. Um ode à aqueles que sentem que não pertencem, Matilda é fofo, gostoso de assistir e enche o coração de esperança. Com poderes psíquicos, ela consegue mexer objetos com sua mente, mas isso nem é a maior parte de sua personalidade. Sua bondade e inteligência são suas grandes forças, ensinando crianças desde 1997 que ser quem você é, independente do que as pessoas esperam de você, é a melhor forma de viver. 

O garoto que assustou o mundo inteiro, Cole Sear (Haley Joel Osment) foi quem falou uma das mais conhecidas falas do cinema: “Eu vejo gente morta”. O Sexto Sentido é um clássico suspense, dirigido por M. Night Shyamalan, com uma chocante reviravolta. Não vamos revelar o que acontece no final, mesmo que não seja mais spoiler, mas Joel Osment rouba a cena o filme inteiro, mesmo contracenando com Bruce Willis. Amedrontado constantemente, Cole entra na terapia, onde conhece o psicólogo infantil Malcolm (Willis). Este não é um filme para as crianças, mas Haley Joel Osment foi um dos atores mirins mais conhecidos da década de 1990.