Quando se decide iniciar um processo de perda de peso, surgem várias preocupações. Ter o frigorífico e a despensa com os alimentos certos e inscrever-se no ginásio são duas delas — mas não devem ser as únicas.

“Ter alimentos saudáveis e nutritivos é o primeiro passo para uma alimentação saudável, mas saber cozinhá-los de forma a preservar os seus nutrientes é igualmente importante, assim como utilizar as gorduras certas”, garante à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Um dos grandes erros é a utilização de molhos à base de natas, manteiga e tomate concentrado na confeção dos pratos. Muitos deles estão cheios de gordura e outros ingredientes nutricionalmente desadequados, como sal em excesso, intensificadores de sabor e corantes.

“O tomate concentrado, por exemplo, tem adição de açúcar e muita gente não tem noção disso”, alerta a também autora do blogue “Manias de Uma Dietista”. A mesma coisa acontece com as salsichas e o fiambre.

Há outros quatro truques que deve ter em conta para cozinhar de forma mais saudável e, se for o caso, perder o excesso de peso. Carregue na galeria para saber quais são. No final, aproveite também para recordar sete utensílios que vão facilitar a sua vida na preparação dos pratos.

Facebook Comments