Aquaman é um super-herói criado por Paul Norris e Mort Weisinger para o mundo dos quadrinhos da DC Comics. O personagem fez sua estreia na revista More Fun Comics #73 no ano de 1941. Inicialmente tratado como um herói secundário, o Aquaman viria a estrelar vários volumes como protagonista nos anos seguintes, além de marcar presença em várias séries de TV e filmes. E por falar em filmes, vale lembrar que o personagem terá um filme solo lançado ainda este ano, previsto para estrear em dezembro.

De acordo com a história original, o Aquaman, também conhecido como Arthur Curry, era o filho de Atlanna, uma princesa banida de Atlântida devido as suas visitas frequentes ao mundo da superfície, e Tom Curry, um faroleiro que vivia em Amensty Bay, no estado americano do Maine.

Ambos os pais se encontram pela primeira vez durante uma terrível tempestade noturna, quando Curry encontra Atlanna jogada na praia por fortes ondas e a resgata do perigo. Tanto Curry quanto Atlanna transformaram o farol em sua casa e desenvolveram uma forte ligação que rapidamente levaria a um relacionamento sentimental, e consequentemente, ao nascimento de Arthur. Embora Curry sempre soubesse que havia mais na esposa do que ela deixava transparecer, ele nunca perguntou a ela sobre suas origens.

Aos dois anos de idade, o pequeno Arthur foi encontrado por seu pai brincando debaixo d’água depois de aparentemente ter ficado lá por uma hora sem se afogar. Vários anos depois, Tom e Arthur viriam a conhecer a verdade sobre as origens de Atlanna, descobrindo que ela veio do continente perdido da Atlântida. Ela também revelou a Arthur que ele havia herdado sua habilidade de viver e respirar debaixo d’água, bem como seu poder de se comunicar e controlar toda a vida marinha.

Após a morte de Atlanna, o pai de Arthur ficou determinado a treiná-lo fisicamente e mentalmente, de modo que um dia ele pudesse ter controle total de seus poderes. Arthur também foi ensinado por seu pai a se ver como alguém especial, como salvador dos oceanos, o Rei dos Sete Mares. Mais tarde, após a morte de seu pai, Arthur Curry deixaria o farol que havia sido o lar dele e de sua família durante anos para se aventurar nos oceanos e encontrar seu verdadeiro destino. Posteriormente, ele se tornaria o Rei de Atlântida e se casaria com Mera, uma visitante de um mundo aquático de outras dimensões conhecido como Xebel.