Avatar: A lenda de Aang era uma série quase indispensável na minha programação diária quando eu era pequeno, lembro até que eu tentei confeccionar as “armas” vistas no desenho na vida real, como aquele bastão do Aang que se transforma em um planador, porém essa ideia não deu muito certo. O fato é que por ser um desenho, muitas pessoas acham que ele é infantil, entretanto no caso de Avatar temos um mundo de oportunidades que ainda não foram totalmente exploradas, para você ter uma noção, depois da saga de Aang a Nick também produziu um spin-off chamada “Avatar: A lenda Korra“, que inclusive listamos as melhores curiosidades desse desenho aqui no blog.

A série onde mostra a história de Aang foi ao ar pela primeira vez no dia 21 de fevereiro de 2005 e se encerrou em 19 de julho de 2008 totalizando 61 episódios distribuídos em três temporadas., que diga-se de passagem são incríveis. Caso você queira dar uma conferida, fique sabendo que todos os episódios estão disponíveis na Netflix, sem falar que o serviço de streamig anunciou recentemente que está fazendo uma série live-action do personagem.

A humanidade foi dividida em quatro nações: Nação do Fogo, Nômades do Ar, Reino da Terra e Tribo da Água e dentro de cada uma delas existem homens e mulheres que possuem o dom de dobrar os seus respectivos elementos, porém existe um único dobrador que consegue dominar os quatros elementos e ele é conhecido como Avatar. Quando um Avatar morre o seu espírito acaba reencarnando em outra nação seguindo uma espécie de ciclo milenar. Vale lembrar que ele começa com o domínio de seu elemento nativo, sendo que o Avatar tem de aprender a dominar os quatro elementos em conjunto para que possa se tornar o equilíbrio no centro de todas as nações.

Nesse caso, o Avatar nasceu no meio dos Nômades do Ar e é conhecido como Aang. A nação do Fogo sabendo que o Avatar poderia nascer tendo o ar como elemento nativo, se propôs a exterminar todos os dobradores dessa nação, sobrando apenas o grande Avatar que estava preso em uma grande bola de gelo que é encontrada por Katara e Sokka na tribo da água do sul. Na primeira temporada, Aang começa a aprender a dominar a água, já na segunda parte para a dominação da Terra e na terceira começa a dominar o fogo.