Categorias
Notícias

Blogueiros: Boca e River têm mais camisa que brasileiros na Libertadores?

Como quase sempre, os argentinos Boca Juniors e River Plate entram na Libertadores de 2020 como candidatos ao título. Com dez taças da competição somadas, sendo seis do time de La Bombonera, os dois, vira e mexe, acabam sendo uma ‘pedra no sapato’ dos brasileiros (veja a tabela de jogos da Libertadores).

Diante de todo histórico no torneio, podemos dizer que Boca Juniors e River Plate têm mais camisa que os brasileiros na Libertadores ou há equilíbrio? Fizemos essa pergunta aos blogueiros do UOL Esporte, que opinaram sobre o tema (veja mais abaixo).

Vale lembrar que, nesta edição, apenas um time brasileiro dividirá grupo com os gigantes argentinos: o São Paulo, presente no mesmo grupo do River Plate – que estreia hoje (4) em duelo contra a LDU. Já o time tricolor faz a sua primeira partida na fase de grupos da Libertadores amanhã (5), contra o Binacional, fora de casa.

Há equilíbrio. River e Boca têm alguma vantagem por um ‘recall’, jogaram muito mais Libertadores que os brasileiros, já que por lá se classificavam mais facilmente do que por aqui. Sabem caminhos, inclusive de bastidores, que brasileiros ainda engatinham.

Em termos de tradição na competição, River e Boca têm mais história do que os brasileiros na Libertadores. Não acho que isso pese nos anos recentes. Os clubes brasileiros frequentadores da Libertadores – Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Grêmio e Internacional – já estão acostumados a enfrentá-los. Então, isso não é mais um fator.

Contratado para ser um dos protagonistas de um Flamengo que começava a dar sinais de força no mercado da bola, Everton Ribeiro nunca perdeu o seu status de titular absoluto, mas viu os holofotes se voltarem para outros nomes badalados que foram chegando para reforçar o grupo ao longo dos anos.

O Grêmio está perto de assegurar, oficialmente, o jogo contra a Universidad Católica na Arena do Grêmio. A partida, válida pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, é centro de impasse pelo conflito de data com show do Metallica. A saída costurada com a empresa que administra o estádio é transferir a apresentação da banda norte-americana para o Beira-Rio.

A Libertadores é o principal torneio interclubes do futebol da América do Sul. Mas também é uma vitrine onde os olheiros dos times europeus podem observar, anualmente, as principais promessas do continente.

Entra ano, sai ano, e a mesma discussão volta à tona quando as datas de Libertadores e Campeonato Brasileiro começam a se cruzar: os clubes brasileiros que disputam o torneio sul-americano devem priorizá-lo? Abrir mão do Nacional é um erro?

Estreando com times brasileiros na Libertadores nesta quinta-feira (5), com Binacional (PER) x São Paulo, o Facebook aposta na alta audiência desses times aqui no país. Em um material enviado para o mercado publicitário, ao qual o UOL Esporte teve acesso, a rede social afirma que o Brasil foi o seu maior mercado no primeiro ano de transmissões da principal competição de futebol das Américas.

D'Alessandro não jogou contra o Universidad Católica, pela primeira rodada do Grupo E da Libertadores. E o Inter teve uma de suas melhores atuações na temporada. A vitória por 3 a 0 com boa participação de Thiago Galhardo ao lado de Guerrero levantou dúvidas sobre o retorno do gringo ao time titular.

Pela primeira vez desde 2016, o São Paulo volta a jogar a fase de grupos da Copa Libertadores. Hoje (5), em Juliaca, no Peru, a partir das 21h (horário de Brasília), o Tricolor paulista enfrenta o Binacional. Apesar da distância do torneio continental nos últimos anos, o time do Morumbi tem uma forte ligação com a competição.

O São Paulo faz hoje (5) a sua estreia na Copa Libertadores contra o Binacional, às 21h (horário de Brasília), no Peru. Válido pela primeira rodada do torneio continental, o jogo será realizado no Estádio Guillermo Briceño Rosamedina, na cidade de Juliaca, que fica a quase 4 mil metros acima do nível do mar.

Com dois gols de Everton Ribeiro (Téo Gutierrez descontou), o Flamengo venceu hoje (4) o Junior Barranquilla (COL) por 2 a 1 e estreou com o pé direito na Copa Libertadores. Atual campeão, o Rubro-negro soube se adaptar ao jogo muito pegado no Estádio Municipal para começar bem sua caminhada.

Com passagens de sucesso por River Plate (ARG) e Sporting (POR), além de diversas convocações para a seleção colombiana, Téo Gutierrez é um dos destaques do Junior Barranquilla, adversário do Flamengo na estreia da Copa Libertadores. No primeiro tempo da partida contra o time brasileiro, no entanto, o atacante se destacou por merecer ser expulso duas vezes, segundo o comentarista de arbitragem do Grupo Globo Sandro Meira Ricci. No entanto, o jogador deixou o gramado sem nenhum cartão.

O ex-goleiro Marcos usou suas redes sociais para celebrar o triunfo do Palmeiras na estreia do time na Libertadores. O time brasileiro visitou o Tigre (ARG), e venceu por 2 a 0, com gols de Luiz Adriano e Willian.

Mesmo jogando como visitante, o Flamengo começou a fase de grupos a Libertadores de maneira arrasadora: aos cinco minutos, Everton Ribeiro inaugurou o placar para o time rubro-negro contra o Junior Barranquilla (COL) – em lance irregular na opinião de Sandro Meira Ricci, comentarista de arbitragem do Grupo Globo.

Novo contratado dos canais Fox Sports, Mauro Naves estreou hoje como comentarista na transmissão da partida Tigre (ARG) 0 x 2 Palmeiras, pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores. A primeira participação do jornalista teve críticas ao time brasileiro no primeiro tempo, piadas, e elogios ao elenco da equipe alviverde.

Sem Bruno Henrique, ainda em recuperação de uma lesão no joelho, o técnico Jorge Jesus escalou Vitinho como titular do Flamengo no jogo diante do Junior Barranquilla (COL), hoje (4), 21h30, no Estádio Metropolitano.

O Internacional está prestes a encarar o primeiro Gre-Nal da história válido pela Libertadores. E toda atenção possível será dada ao duelo. Por isso, a expectativa é que Eduardo Coudet use reservas neste domingo, contra o Brasil de Pelotas, pelo Gauchão.

O Defensa y Justicia (Argentina) divulgou hoje uma mensagem nas redes sociais na qual promete identificar e punir o torcedor que foi filmado fazendo gestos racistas na partida contra o Santos pela Copa Libertadores da América.

O Santos emitiu uma nota oficial em suas redes sociais para repudiar o ato racista de um torcedor do Defensa y Justicia (ARG) na noite de ontem (3), durante a vitória do Peixe por 2 a 1, pela Copa Libertadores.

Paolo Guerrero ficou um mês sem marcar, mas depois disso já fez três gols pelo Inter. Os dois últimos na partida de ontem contra a Universidad Católica, na qual foi um dos destaques também pela participação e a assistência para o gol de Marcos Guilherme. Depois do jogo, ele comemorou ter mais chances e discordou do termo utilizado no período sem gols.

Fernando Diniz vai ter mais dois desfalques na estreia do São Paulo na Copa Libertadores. Vítor Bueno e Juanfran foram vetados pelo departamento médico e não viajam com o restante da delegação tricolor. A equipe enfrenta o Binacional, do Peru, amanhã, na primeira rodada de grupos do torneio continental.

Começou ontem (3), com seis jogos, a tão esperada fase de grupos da Copa Libertadores. Flamengo, em especial, além de Palmeiras e Grêmio, foram citados pelos blogueiros do UOL Esporte como times brasileiros favoritos ao título da edição 2020 (veja a tabela de jogos da Libertadores).

Matheus Henrique foi um dos destaques do Grêmio na estreia da Copa Libertadores. Autor de um dos gols na vitória por 2 a 0 em cima do América de Cali, o volante fez boa partida e ainda brincou ao comemorar o chute com efeito que fechou o placar na Colômbia. A irreverência tem ligação com o número da camisa adotado nesta temporada e o pedido feito a Renato Gaúcho.

Sete entre os dez times mais caros que disputam a fase de grupos da Libertadores de 2020 são brasileiros. Os dados vêm do site Transfermarkt, que tem, entre suas ferramentas, uma página com a estimativa dos elencos mais valiosos do mundo.

O torcedor do Flamengo tem todo o direito de estar empolgado. Desde o meio do ano passado, o clube carioca tem engolido seus adversários e empilhado um título atrás do outro. Já são cinco só nesses últimos meses: Campeonato Brasileiro, Libertadores, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Taça Guanabara.

O período de seca de 38 anos sem um título da Libertadores foi marcado por decepções, vexames em série e frustrações para o torcedor do Flamengo. Ao conquistar a última edição, o clube exorcizou o fantasma, trocou o papel de azarão pelo de franco favorito e colocou um ponto final nas piadas dos adversários.

Dono do maior número de títulos na história do futebol (40), Daniel Alves não tem em seu currículo nem sequer uma partida pela Copa Libertadores. Tal lacuna será fechada amanhã (5), quando o camisa 10 entrar em campo para defender o São Paulo contra o Binacional, do Peru, em Juliaca. Com três taças da Liga dos Campeões na sua galeria, o astro está confirmado entre os titulares na equipe de Fernando Diniz.

O Palmeiras inicia hoje (4), diante do Tigre, na Argentina, mais uma tentativa de colocar ponto final no jejum de títulos da Libertadores. O time alviverde é o clube brasileiro com mais jogos pela competição desde a conquista do título continental.

Para o Inter, a melhor defesa é o ataque. Ainda que jogue preferencialmente de forma ofensiva, posicione jogadores próximos ao gol rival, tente retomar a bola no ataque e marque gols, o Colorado chama atenção pela solidez nesta Libertadores. Em cinco jogos, nenhum gol sofrido: 450 minutos de invencibilidade.

O Tigre estreia na Copa Libertadores contra o Palmeiras, às 19h15 (de Brasília) de hoje, sob enorme pressão. O time disputa a segunda divisão da Argentina e corre riscos de não subir, por isso tem seu estilo de jogo "tiki-taka" questionado e o técnico em situação bem delicada. Em meio à crise, só joga o torneio continental por causa de um título improvável de 2019.

A versão 2020 do Grêmio deu sinais de evolução contra o América de Cali, na estreia da fase de grupos da Copa Libertadores. A vitória de 2 a 0 na Colômbia veio acompanhada de uma atuação sem grandes sustos e de domínio a partir do meio-campo. Justamente o setor modificado pela ausência de Jean Pyerre e Thiago Neves. No ataque, Everton Cebolinha segue em transformação e cumpre nova função

Renato Gaúcho entrou no clima de Gre-Nal que toma conta do grupo E da Copa Libertadores. Depois da vitória do Grêmio diante do América de Cali, 2 a 0 na Colômbia, o treinador parabenizou o Internacional por ter vencido a Universidad Católica por 3 a 0, em Porto Alegre. Mas logo depois, o ídolo gremista afirmou que o time tricolor arranca melhor na chave por ter triunfado como visitante.

O Grêmio estreou na Copa Libertadores com vitória fora de casa. Hoje (3), o time de Renato Gaúcho fez 2 a 0 no América de Cali em jogo da primeira rodada do grupo E. A atuação segura foi contemplada com um gol em cada tempo e mantém histórico recente do clube em estreias.

O Athletico-PR sofreu, mas conseguiu iniciar a Libertadores com vitória. A equipe derrotou o Peñarol por 1 a 0 na noite de hoje (3), na Arena da Baixada. O atacante Bissoli, de letra, fez o gol do triunfo aos 30 minutos do segundo tempo.

Apresentadora do Jogo Aberto, da TV Band, Renata Fan usou suas redes sociais para comemorar a vitória do Internacional na estreia do time na fase de grupo da Copa Libertadores da América. O time gaúcho venceu a Universidad Católica (CHI) por 3 a 0.

O técnico Jesualdo Ferreira acredita que o Santos pode ganhar títulos na temporada 2020. Sob comando do português, o Peixe venceu de virada o Defensa y Justicia por 2 a 1 na noite de hoje (3), na Argentina, na estreia na Copa Libertadores, e o treinador pediu confiança em seu trabalho para levantar taças.

Eduardo Coudet concorda que a atuação do Inter contra Universidad Católica, na vitória por 3 a 0 de hoje, foi a melhor atuação da equipe sob seu comando. Embalado pela arrancada positiva na fase de grupos da Libertadores, o Colorado já se prepara para o Gre-Nal do dia 12, mas o treinador evitou tratar do tema.

Os torcedores do Santos tiveram um xodó durante a vitória por 2 a 1 sobre o Defensa y Justicia, na Argentina, pela primeira rodada da Copa Libertadores da América. Um cachorro apareceu na arquibancada e foi "adotado" pelos santistas que estiveram no estádio Norberto Tomaghello.

Comentários