Acima de tudo, vale destacar que o novo coronavírus, ainda é uma incógnita para toda a população. Sobretudo, se sabe que ele começou a proliferar em dezembro de 2019, na cidade Wuhan, na China. Após, a proliferação esse vírus atingiu o mundo todo. Inclusive, existem inúmeros casos de famosos com coronavírus.

Primeiramente, é importante destacar que a hipótese mais provável, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é que esse vírus começou em um mercado da cidade. Basicamente, nesse mercado eram vendidos animais vivos e animais que já haviam sido abatidos.

Dessa forma, provavelmente o vírus pode ter sido transmitido de um animal vivo para um hospedeiro humano. Até que se espalhou para toda a humanidade. A título de curiosidade, ainda não se sabe ao certo, qual animal em específico se originou o novo coronavírus.

Contudo, existem hipóteses de que ele tenha se originado em serpentes ou morcegos. Aliás, acreditam também que a ingestão desses animais pode ter sido o que provocou a evolução do surto. Mas, como já dissemos, o novo coronavírus ainda é uma incógnita. Tanto é que até sua origem, as pessoas ainda tem dúvidas.

Inclusive, ainda não é certeza que o surto começou no mercado chinês. Na verdade, tudo isso são hipóteses que estão sendo estudadas. Contudo, já existem inúmeros casos e também de famosos com coronavírus.

Inicialmente, como já dissemos, o surto começou na China, a qual inclusive, concentrava 99% dos casos. Mas, felizmente, hoje em dia ela já corresponde a menos da metade das pessoas infectadas. Contudo, o novo coronavírus continua se espalhando por todo o mundo.

Aliás, ele já atingiu mais de 140 países e territórios em cinco continentes. Além do mais, ele já conseguiu atingir mais de 170 mil pessoas em todo o mundo. Consequentemente, deixou mais de 5.746 mortos. Por conta desse alto número, o novo coronavírus foi classificado pela OMS como emergência internacional.

Basicamente, essa emergência se dá justamente por ser um vírus que se espalha de uma forma muito rápida. Por isso, foi declarado como uma pandemia. O que inclusive, significa que os esforços para conter a expansão mundial do vírus falharam e que a epidemia está fora de controle.

Sobretudo, a pandemia se dá justamente por se tratar de vírus novo, o qual ainda não temos defesas naturais contra ele. Ou seja, nossa imunidade ainda não está preparada para combater ele. Além disso, ainda não existe medicamentos ou vacinas que poderiam nos proteger.

Acima de tudo, o COVID-19 pertence à família dos coronavírus. Ou seja, um grupo que reúne agentes infecciosos, os quais provocam sintomas de resfriado ou até outras manifestações mais graves. Como por exemplo, os causadores de Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e da Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio).

Sobretudo, é importante frisar que normalmente todos esses vírus que afetam o trato respiratório são transmitidos pela via aérea. Ou então, pelo contato das mãos com a boca ou com os olhos. Além desse meio, pode ser transmitido também se você respirar no mesmo ambiente, tocar objetos que alguma pessoa infectada tocou ou respirou.

Além disso, a taxa de letalidade provocada pelo novo coronavírus é estimada em 2,3%. Ou seja, a cada 100 pessoas que contraem o vírus, em média, pouco mais de duas morrem. Vale destacar, que a mortalidade pode variar de acordo com a idade, gênero e condição.

Contudo, os idosos por terem uma imunidade mais frágil, são considerados como grupos de risco. De modo geral, os principais sintomas são: Febre, cansaço, tosse e dificuldade para respirar. Além desse, as pessoas podem ter espirros, dores de cabeça e dor muscular.

Vale destacar que no Brasil, o COVID-19 chegou em meados do final de fevereiro, com apenas um caso. Contudo, atualmente já encontramos com mais de 280 casos e um óbito em São Paulo.

Você também não pode colocar a mão na boca, no nariz ou nos olhos. Isso porque para evitar levar o vírus para as mucosas do corpo. Também é interessante usar lenço na hora de tossir ou espirrar. Da mesma forma, não deixe de lavar a mão.

Assim como Idris Elba, o ator também se mantém isolado. Porém, ele se encontra hoje na Noruega, junto com sua família. Inclusive, a Noruega já se encontra com mais de mil casos.

Infelizmente, o arquiteto que projetou o teatro da Ópera Arcimboldi de Milão,um dos primeiros famosos com coronavírus, a morrer. Inclusive, ele faleceu no dia 15 de março. Vale destacar, que ele já tinha 92 anos de idade.

Vale destacar, que a atriz já estava em quarentena por suspeita de ter pegado o vírus no início do mês de março. Logo após, ela perceber que algumas pessoas ao seu redor, haviam sido infectados, ela fez o teste, o qual infelizmente deu positivo.

Inicialmente, Preta Gil começou sentindo calafrios e dores no corpo. Logo após, ela fez o teste e deu positivo. Vale destacar, que tudo indica, que ela contraiu o vírus no casamento da irmã da Gabriela Pugliese.

Sobretudo, ele assim como os demais, também fez o teste do COVID-19 e também deu positivo. Do mesmo modo, ele também se encontra em quarentena e isolado dos demais.

Comentários