A cidade de Olímpia recebe nesta sexta-feira, 28, duas sessões gratuitas de cinema com o projeto Cinesolar, um cinema móvel que utiliza energia solar para a exibição de filmes. A estrutura será montada na Praça da Matriz de São João Batista, no centro da cidade, aberta a toda população.

A primeira sessão será realizada às 18h30 e serão exibidos alguns curtas metragens. Na sequência, às 19h30, a segunda sessão exibirá o filme “Sobre Rodas”, ambas com classificação livre.

A realização é da produtora cultural Brazucah Produções, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, através do Proac. O patrocínio é da CPFL Energia, em parceria com o Instituto CPFL, e o apoio da Prefeitura.

Este é o primeiro cinema móvel do País que utiliza energia limpa para funcionar. O sistema fotovoltaico é instalado em uma van e é capaz de gerar energia para alimentar toda a estrutura de exibição. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo, há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação.

O Cinesolar roda o País inteiro e, neste mês de junho, está percorrendo as cidades paulistas. A estrutura do cinema tem capacidade para 150 pessoas por sessão. Além dos filmes, o circuito também oferece diversas oficinas de sustentabilidade para crianças e adolescentes.

Para continuar lendo esta matéria, faça seu login de assinante:

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diario da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.