O Centro de Informações Culturais e Turísticas de Votuporanga recebe, nesta quarta-feira, 26, o ciclo de palestras “O Cine Brasileiro de Ontem e Hoje”, realizado pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

A primeira palestra, das 9h30 às 12h30, será com o cineasta Bruno Cucio, que abordará o tema “O Cinema da Retomada aos Dias de Hoje”. A palestra busca promover a discussão em torno do cinema nacional, a partir do começo dos anos 1990, explorando as inovações estéticas que os cineastas encontraram no período da Retomada do Cinema Brasileiro até a atualidade e as transformações no contexto sócio, político e cultural.

Professor da Academia Internacional de Cinema (AIC) e do Instituto de Cinema (InC), Leandro Afonso vai abordar o tema “Uma Introdução às Chanchadas”, das 19h30 às 22h30. A palestra objetiva fazer um breve apanhado histórico do momento em que o cinema brasileiro, ancorado principalmente na comédia e no musical, mais se aproximou de uma indústria. Um período que tem ecos nos anos 1920, seus primeiros passos mais firmes nos anos 1930 e vai até o início dos anos 1960.

Para a palestra de Bruno Cucio estão disponíveis 50 vagas para pessoas com mais de 16 anos. Já na atividade de Leandro Afonso, são 40 vagas disponíveis para pessoas com idade acima dos 14 anos. A inscrição é de graça e pode ser feita no próprio dia do evento.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.