O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), pediu “compreensão” à população a respeito das medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus na capital, em vídeo divulgado nas redes sociais na noite deste domingo (15/03).

“Todo país e todo o mundo passa por uma dificuldade muito grande no atendimento dessa nova doença. Mas tenho certeza que, todos tendo consciência e nos ajudando, e para isso eu peço a compreensão da população, nós vamos chegar a um bom termo e em poucos dias a nossa vida voltará à normalidade”, declarou.

Ibaneis disse que o DF tem 14 casos confirmados do novo coronavírus e todos esses pacientes viajaram ao exterior. “Ainda não existe transmissão sustentável [comunitária] dentro do Distrito Federal, o que nos dá um determinado nível de tranquilidade. Isso não quer dizer que podemos relaxar nas medidas”, afirmou.

.@IbaneisOficial pede “compreensão” à população após a edição de decretos para tentar frear o #coronavírus no DF #Metrópoles pic.twitter.com/ukK5fktBpJ

Mais cedo, o emedebista determinou o fechamento de academias e museus no DF por 15 dias. No sábado (14/03), o GDF impôs a suspensão, pela próxima quinzena, de eventos de qualquer natureza que exijam licença estatal, com público superior a 100 pessoas e atividades coletivas de cinema e teatro. Também ficam suspensas, pelos próximos 15 dias, aulas nas escolas da capital do país.

A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) ficará responsável por fazer a fiscalização e poderá atuar junto às forças policiais. Portanto, caso haja desrespeito à determinação, o estabelecimento poderá ser forçado a fechar as portas.

Comentários