O surto mundial de coronavírus foi responsável pelo adiamento de mais um evento. A WonderCon, evento anual de ficção científica e filmes, foi adiada oficialmente e indefinidamente. O evento aconteceria entre 10 e 12 de abril em Anaheim, na Califórnia.

A notícia vem após o governador da Califórnia, Gavin Newsom, recomendar que qualquer reunião pública de mais de 250 pessoas seja adiada ou cancelada pelo menos até o final de março. A Comic-Con International (responsável por organizar a WonderCon e a San Diego Comic-Con) fez o anúncio em um comunicado para a imprensa nesta quinta-feira (12).

“Para proteger a saúde pública e diminuir a taxa de transmissão do COVID-19, o Departamento de Saúde Pública da Califórnia anunciou uma recomendação de que reuniões e eventos de mais de 250 pessoas deveriam ser adiados ou cancelados. A Comic-Con (organizadora da WonderCon) cumprirá esta recomendação”, dizia o comunicado. “Portanto, a WonderCon Anaheim, programado para 10 a 12 de abril de 2020 em Anaheim, Califórnia, será adiado para uma data posterior. Começaremos a processar reembolsos nos próximos dias.”

Em relação à San Diego Comic-Con, a declaração continua: “Continuamos a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades de San Diego e, no momento, nenhuma decisão foi tomada com relação ao reagendamento da Comic-Con prevista para este verão [norte-americano], 23-26 de julho. Pedimos a todos que sigam as recomendações estabelecidas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças e pelas autoridades de saúde locais.”

A WonderCon começou em Oakland, Califórnia, em 1987 e cresceu para atrair cerca de 60 mil participantes nos últimos anos, em Anaheim. Em 2019, o evento teve painéis de produções como X-Men: Fênix Negra, Game of Thrones, Cloak and Dagger e She-Ra e as Princesas do Poder.

A convenção se une a uma lista crescente de eventos, que foram encerradas ou adiados devido à epidemia do coronavírus, incluindo inúmeras apresentações com público, produções de TV e filmes, eventos esportivos, shows da Broadway em Nova York, assim como o SXSW, Festival de Tribeca, E3, Coachella e o Lollapalooza no Brasil.

Outro evento que anunciou seu cancelamento foi a CinemaCon, considerado o maior encontro de proprietários de salas de cinema de todo o mundo. A convenção aconyeceria entre os dias 30 de março e 2 de abril em Las Vegas. Na última quarta-feira (11), o National Association of Theatre Owners (NATO) soltou o seguinte comunicado:

“É com grande pesar que anunciamos o cancelamento do CinemaCon 2020. A cada primavera, expositores de filmes, distribuidores e parceiros da indústria de todo o mundo se reúnem em Las Vegas para compartilhar informações e celebrar a experiência de cinema. Este ano, devido à proibição de viagens da União Europeia, as dificuldades únicas de viagens em muitas outras áreas do mundo e outros desafios apresentados pela pandemia de Coronavírus, uma parcela significativa da comunidade mundial de filmes não pode participar do CinemaCon. Embora os surtos locais variem muito em gravidade, as circunstâncias globais tornam impossível de montar o programa que nossos participantes esperam. Após consulta com nossos participantes, expositores de feiras, patrocinadores e apresentadores de estúdio, a NATO decidiu, portanto, cancelar o CinemaCon 2020. Esperamos continuar a tradição de 10 anos de apresentar a maior convenção de cinema do mundo e juntar-se aos nossos participantes em futuras celebrações da experiência de cinema.”

Comentários