Manaus inicia 2020 com boas notícias para quem quer aprender mais sobre cinema. Dois novos cursos gratuitos estão com inscrições abertas e iniciam no mês de janeiro. Ambos serão realizados no Centro da cidade e terão início no dia 20 de janeiro. 

Localizado na Rua Ramos Ferreira, 1036, o Museu Amazônico sedia a Oficina de Produção Audiovisual. A atividade é a primeira de 2020 após seis turmas bem-sucedidas no ano passado com mais de 120 alunos. Ministrada por Thiago Morais (“A Estranha Velha que Enforcava Cachorros”), o curso ensina as técnicas básicas para se realizar um projeto no setor com a produção de um curta-metragem no término das atividades. 

As aulas começam a partir do dia 20 de janeiro e seguem até 28 de fevereiro, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 16h30. As inscrições terminam nesta segunda-feira (13) e a divulgação dos selecionados acontece em 16 de janeiro. Confira mais detalhes abaixo: 

Já o Casarão de Ideias, na Rua Barroso, 279, abriga o curso ‘Documentário/Ativismo’. Diretor selecionado para a última Mostra Panorama do Festival de Berlim com “La Arrancada”, Aldemar Matias ministra a atividade entre os dias 20 e 24 de janeiro, das 14h às 17h.  

Durante as aulas, com três horas de duração, Aldemar irá apresentar um documentário (integral ou parcialmente, dependendo da duração) e, posteriormente, realizar um debate sobre o filme a partir das seguintes perguntas: 

A seleção inclui desde o documentário experimental “Then Then Then”, uma construção hipnótica com imagens de arquivo discutindo a eficácia dos processos de desobediência civil no final dos anos 60, até “O Peso dos Sonhos” – um registro dos bastidores do controverso “Fitzcarraldo”. 

Com limite máximo de 20 alunos, as inscrições se encerram no próximo dia 15 de janeiro. Após a análise das inscrições e currículos, a lista dos selecionados será divulgada no dia 16. 

Editor-chefe do Cine Set. Exerce o cargo de diretor de programas na TV Ufam. Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas com curso de pós-graduação na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo.

Comentários

Você não precisa sofrer pra fazer dieta.

entre para o Desafio 19 dias