Há 13 anos, viajou a Moscou para acompanhar um cliente da agência. Como parte do trabalho, fez uma aproximação entre seu cliente – uma empresa recém-criada no Brasil que levava estudantes para as principais universidades russas – com a Embaixada do Brasil em Moscou.

Daqueles encontros, especialmente com os responsáveis pela área cultural, ela percebeu que havia uma possibilidade real para levar a cultura brasileira para a Rússia. E sugeriu para a Embaixada a criação de um festival de cinema brasileiro. A ideia foi aceita.

Diversos artistas já estiveram na Rússia, entre eles Dan Stulbach, Denise Fraga, Letícia Sabatella, Milhem Cortaz, Camila Márdila, Daniel Dantas, Vinicius de Oliveira, Bruna Lombardi, Augusto Madeira, Chambinho do Acordeón, André Abujamra, além dos diretores Luiz Villaça, Hálder Gomes, André Ristum e Eduardo Coutinho.

“Mais de 95% do público é formado exclusivamente por russos que adoram a cultura brasileira. Muitos são autodidatas em português e aprenderam nossa língua vendo novelas ou, mais recentemente, baixando filmes da internet”, afirmou Fernanda Bulhões.

Segunda ela, que assina também a curadoria do festival desde a primeira edição, o cinema é a melhor forma para disseminar a cultura de um país. “É impressionante conhecer russos que falam português com uma desenvoltura incrível sem nunca ter frequentado uma escola do idioma. Cada ano que passa conhecemos mais e mais pessoas que já se aproximam de nós para trocar ideias sobre os filmes em português”, disse.

O FESTIVAL DE CINEMA BRASILEIRO NA RÚSSIA EM NÚMEROS
Edições: 10 em Moscou, 6 em São Petersburgo e uma em KazanTotal de filmes desde 2008: 120Público total: mais de 50 mil pessoasArtistas em Moscou e São Petersburgo: 11Diretores em Moscou e São Petersburgo: 7

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress

Comentários

Você não precisa sofrer pra fazer dieta.

entre para o Desafio 19 dias