O primeiro Batman a gente não esquece. Adam West estrelou a série de TV e o filme de Leslie H. Martinson, de 1966. No Dicionário de Cinema, Jean Tulard é duro. Diz que Martinson não está à altura de seus heróis, John F. Kennedy e Batman. Mas é possível se divertir com o homem-morcego. Naquela época, Hollywood não tinha meias medidas e Batman, de cara, enfrentava seus maiores inimigos, os vilões Coringa, Charada, Pinguim e Mulher-Gato. Como nos quadrinhos, Martinson não se vexava de enxertar balões e todas aquelas expressões que indicavam que o herói – e Robin/Burt Ward – estavam dando ou tomando porrada. Passaram-se mais de 20 anos até que, em 1989, Tim Burton fez o seu Batman. Michael Keaton e Jack Nicholson como vilão, o Coringa. Difícil saber quem era mais louco.

Keaton viveu mais uma vez como Batman e sob a direção de Burton. Danny De Vito fazia o Pinguim e Michelle Pfeiffer, a Mulher-Gato. O terceiro homem-morcego dessa fase teve Burton somente como produtor e Joel Schumacher como diretor. O filme era Batman Eternamente. Val Kilmer vestia a fantasia, Jim Carrey era o Coringa e Tommy Lee Jones, Duas Caras. Nicole Kidman fazia uma psicóloga atraída pela natureza dual do herói. Batman, afinal, também é Bruce Wayne. Schumacher dirigiu Batman e Robin, com Chris O’Donnell como parceiro do herói e Alicia Silverstone como Batgirl. George Clooney era o homem-morcego.

Batman e Robin tinham Uma Thurman como Poison Ivy e Arnold Schwarzenegger como Mr. Freeze. A bilheteria ficou muito abaixo do esperado e a Warner arquivou o homem-morcego. Em 2005, começou nova era, e Christopher Nolan repaginou o personagem para a interpretação de Christian Bale em Batman Begins. Três anos depois, a dupla foi ainda mais longe com Batman – O Cavaleiro das Trevas. Os blockbusters atingiram o patamar do filme de arte. Em 2016, Zach Snyder iniciou nova fase – Batman Vs. Superman, com Henry Cavill como homem de aço e Ben Affleck como homem-morcego. Em 2017, ambos os atores retomaram os papéis em Liga da Justiça. Nunca houve um ator tão grande de blockbusters como Henry Cavill na pele de Superman, mas Christian Bale foi o melhor Batman.

Comentários