De 13 a 20 de outubro, na Casa das Artes, terá lugar Close-up – Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão, com o seu terceiro episódio, “O Lugar”, que contará com cerca de 40 sessões de cinema contemporâneo e clássicos da história do cinema, com destaque para Kenji Mizoguchi.

“O Close-up fundou-se na Memória, razão primordial do Cinema, com apadrinhamento de Abbas Kiarostami. O segundo episódio fez-se da ampla Viagem que nos trouxe ao Lugar, como se o olhar projetado naquela estrada fílmica do cartaz da edição anterior adivinhasse no horizonte o mote desta edição do Observatório de Cinema: o lugar como respiração, com todos os ritmos, quebras e tensões que acompanham a circularidade espácio-temporal. Falamos de um lugar no Cinema que se constrói na repetição e na diferença do entrelaçamento de paisagens habitadas. Será um episódio, acompanhado de réplicas, povoado de lugares, de todos os lugares, lugares ora fabricados, ora preservados, pelo Cinema.”

Com um programa diversificado, este observatório apresentará filmes-concertos, com The Legendary Tigerman e Noiserv, filmes comentados por nomes como Bruno de Almeida, Cláudia Varejão e Vasco Câmara, sessões especiais, uma mostra de cinema dedicada à América Latina, conversas e concertos à volta de Café Kiarostami e ainda workshops para escolas e famílias.

Sublinhamos ainda a relevância do CineEd, European Cinema Education for Youth, programa europeu de educação ao cinema vocacionado para jovens entre os 6 e os 18 anos, que já vai no seu quarto ano e que dará lugar a uma mesa redonda sobre cinema e educação, onde se discutirá a importância do cinema como ferramenta de ensino, tanto a nível nacional como internacional.

Abbas KiarostamiAna Cristina PereiraBruno de AlmeidaCarlos NatãlioCarlos NogueiraCasa das ArtesCláudia VarejãoClose-up – Observatório de Cinema de Vila Nova de FamalicãoJoão SalavizaJosé Manuel CostaKenji MizoguchiManuel João VieiraNoiservThe Legendary TigermanTiago BaptistaVasco Câmara