O coaching de emagrecimento trabalha dois sistemas da neurociência para a formação de novos hábitos que são o SISTEMA BOTTON-UP e o SISTEMA TOP-DOWN.

O SISTEMA BOTTON-UP é um sistema ascendente. É o sistema das emoções, sentimentos ligados aos desejos e prazeres e são eles que “mandam” no comportamento. Este sistema é o mais primitivo que existe, procurando a recompensa imediata e usando o inconsciente.

O SISTEMA TOP-DOWN é um sistema descendente. É o sistema movido pela razão, ou seja, o que nos permite comportar como desejamos. O pensamento manda no comportamento. É um sistema de recompensa tardia, que usa o consciente.

Estes sistemas devem estar em equilíbrio para que a pessoa mantenha o peso, mas para emagrecer, o sistema TOP-DOWN deve estar mais presente e atuante em cerca de pelo menos 70% a 80%, em relação ao sistema BOTTON-UP. Todavia, não quer dizer que nunca se possa comer o chocolate que tanto gostamos, pois o sistema TOP-DOWN não precisa de ser 100% dominante sobre o BOTTON-UP. Quem tem excesso de peso ou obesidade vive grande parte do tempo em BOTTON-UP, o que faz com que coma movido por emoções e sentimentos, por faltas, por perdas, para preencher um sentimento, um vazio, por stress, ansiedade, tristeza, alegria, para comemorar,… mais do que pela fome.

Por essa razão é que o Coaching de emagrecimento consciente trabalha a dieta sem dor, através do uso de ferramentas específicas para o emagrecimento. A dieta sem dor, só consegue ser feita quanto a pessoa tem o sistema TOP-DOWN mais dominante. Em oposição existe a dieta com dor, que na verdade é a que grande parte das pessoas obesas fazem, por isso não conseguem fazê-la por muito tempo.

O sistema TOP-DOWN deve ser acionado antes da pessoa comer o alimento, antes de cair em compulsão. No Coaching de emagrecimento ensina-se a pessoa a adquirir um comportamento alimentar pensando na recompensa tardia, no prazer tardio e não na recompensa imediata (prazer imediato), e esse comportamento sendo repetido algumas vezes já faz com que a pessoa forme um hábito positivo no seu cérebro e após persistir no hábito forma-se uma nova conexão neuronal firme e profunda no cérebro.

As ferramentas usadas pelo Coaching de emagrecimento foram criadas para ativar o sistema TOPDOWN, que está descompensado na pessoa com excesso de peso ou obesidade, estando muitas vezes até inativo (o que leva a comer por emoção).

São também ensinadas algumas técnicas. Por exemplo: Para se formar um novo comportamento no momento em que se está com o alimento à frente, o segredo é fazer perguntas poderosas e diferentes das que se está acostumado a fazer, para que a partir dessas perguntas se tenha um novo comportamento. Por exemplo, perguntar: Porque não comer? Para não engordar, porque aumenta o meu colesterol? A diabetes vai aumentar? Estas perguntas são muito fracas e não fazem ninguém mudar um comportamento.

O que se deve perguntar é, por exemplo: Se eu comer, que consequência terei no futuro? Será que vou conseguir vestir a roupa que vi na loja? Será que vou ter vergonha cada vez de sair de casa? Será que vou ter sempre que me odiar por me ver no espelho? Será que sempre serei envergonhada e menosprezada por ser gorda? Será que poderei ir à praia de biquíni se comer este doce? O que eu posso fazer em vez de comer, que me possa gerar o mesmo prazer ou um prazer equivalente ao comer?