Um projeto que roda o país com atividades gratuitas para meninas de 6 a 10 anos, pais e educadores, chegou a Vitória nesta terça-feira (11) . Com teatro e cinema, o “Eu Consigo” tem o objetivo de mostrar para garotas que elas também podem seguir as carreiras consideradas “masculinas”. Toda programação é gratuita e vai até sexta-feira (14).

O projeto conta com duas carretas que vão viajar por 18 cidades brasileiras. Nelas, através de atividades lúdicas, são apresentadas noções de autoestima, de liderança e ainda questões sobre a igualdade de gênero, incentivando que meninas sigam profissões ligadas à tecnologia, matemática e ciência.

O objetivo do projeto é quebrar estereótipos existentes na tecnologia e incentivar as crianças a acreditarem que não há profissão de menino e profissão de menina, mas que todos são igualmente capazes.

A carreta estará de terça-feira (11) a sexta-feira (14), no Tancredão. De terça a quinta, serão cinco sessões diariamente, já na sexta, serão duas. A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita no local, antes de cada apresentação.

As atividades são voltadas para crianças de 6 a 10 anos, e os meninos também podem participar, para que eles também acreditem que as meninas podem ser o que quiserem.

O “Eu Consigo” traz ainda iniciativas para dialogar com pais, mães e professores sobre a importância de incentivar e ensinar Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática para as meninas.

Para os educadores, será disponibilizado um material exclusivo com mais de 20 tutoriais online contendo atividades simples e didáticas com temas como resolução de problemas, pensamento lógico e criatividade, que podem ser aplicadas para turmas do 2º ao 5º ano.

Quando: de terça-feira (11) a sexta-feira (14);Horário das sessões: terça a quinta: 8h30, 10h, 14h, 15h30 (sessões de teatro) e 19h30 (sessão de cinema), e na sexta às 8h30 e 10h (sessões de teatro);Capacidade por sessão: 300 pessoas; Endereço: Tancredão – R. Rosilda Falcão dos Anjos – Mário Cypreste, Vitória – ESEntrada Gratuita