Os Painéis Funarte de Bandas de Música, cursos intensivos de capacitação para regentes e instrumentistas de sopro e de percussão, provenientes das tradicionais bandas de música, começaram hoje e terminam domingo em Nova Mutum. A proposta dos painéis é atuar no desenvolvimento e aprimoramento das atividades de educação musical e artísticas de uma banda. Domingo, no encerramento, tem apresentações aberta a toda comunidade no sindicato rural, às 10h.

O presidente da câmara Altair Albuquerque participou da solenidade de abertura do evento, realizado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), na Escola de Música de Nova Mutum. O encontro é regional, e este ano Nova Mutum foi escolhido para sediar a Pré-Bienal e o Painel Funarte de Bandas de Música, na região Centro-Oeste.

“Todas as áreas precisam de atenção para que haja um equilíbrio e um direcionamento positivo no crescimento sustentável de uma cidade. A cultura é de fundamental importância na transformação social e somos prova disso. A Escola de Música é um projeto social maravilhoso, que tem transformado vidas. Em meio a uma economia forte no setor agroindustrial, vemos vidas sendo transformadas através da música orquestral. Isso confirma o quanto cada área é importante no desenvolvimento de uma sociedade forte e humanizada”, afirmou o Altair, através da assessoria.

Ele também se reuniu com a coordenadora do projeto, Rosana Lemos e o consultor pedagógico e diretor artístico do Painel, Marcelo Jardim, acompanhados do maestro e diretor da Escola de Música, Edmar Nascimento.