Os benefícios do Vinagre de maçã são enormemente difundidos na internet. Alguns podem parecer difíceis de acreditar, outros podem ser apenas exageros. Desde emagrecer até combater o cancêr, a ciência mostra que ele pode ser um ótimo aliado para dietas de emagrecimento.

Pensando nisso, decidimos averiguar quais são as propriedades que fazem jus aos benefícios da bebida. O sítio estrangeiro Healthline reporta sobre o quê foi comprovado pela ciência até aqui.

Em um estudo, pessoas que fizeram uma refeição alta em carboidratos e tomaram uma colher de chá de vinagre de maca ao final do dia, foram capazes de comer 200 a 275 calorias menos que o normal.

Uma outra pesquisa, que durou três meses, demonstrou que tomar uma solução de 500ml contendo 15ml de ácido acético reduziu 1,2 kg em japoneses obesos. E uma solução de 30ml foi capaz de reduzir 1,7kg em outro grupo.

A maioria dos estudos que comprovam a eficácia do vinagre de maçã como redutor do risco de doenças coronárias foi analisado em animais. Um deles conseguiu medir a redução de colesterol e de triglicerídeos no sangue.

Contudo, um estudo da Universidade de Harvard demonstrou que mulheres que consomem molhos de salada com vinagre têm risco reduzido de sofrer de doenças do coração.

O vinagre de maçã já foi utilizado como preservativo de alimentos e também para tratamentos de pele e infecções. Estudos recentes comprovam a eficácia dele no extermínio da bactéria Escherichia coli, presente no intestino. Algumas formas dela, no entanto, podem ocasionar infecções, podendo levar à morte.