O feriado do Dia do Trabalhador, celebrado no dia 1º de maio, altera os horários de funcionamento de lojas, comércio e serviço no Rio. Os bancos não vão abrir e alguns supermercados estarão fechados nesta quarta-feira (1º), além de mudanças na circulação de trens e metrô. Confira abaixo:

Os pagamentos que vencem no feriado podem ser pagos no dia útil seguido sem acréscimo ou multas. Há também a opção de internet banking, mobile banking ou caixas eletrônicos como alternativa a algumas operações bancárias.

As unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vão estar fechadas nesta quarta-feira (1º), mas algumas ações para emissão de Carteira de Identidade com isenção vão ser realizadas neste feriado em Anchieta e Madureira, na Zona Norte, e no Caju, na Região Portuária.

Para obter o documento, é preciso apresentar o original da Certidão de Nascimento ou de Casamento. Os documentos de tipo sanguíneo e fator RH também podem ser levados para serem incluídos na Carteira de Identidade.

As ações vão ser realizadas das 9h às 13h em Anchieta, na Praça Granito, e no Caju, na Vila Olímpica Mané Garrincha. Das 13h às 17h, será em Madureira, na Rua Carvalho de Souza, em frente ao Shopping dos Peixinhos.

Os trens vão circular das 4h35 às 21h45, de acordo com os horários programados na grade de domingos e feriados para cada ramal. Haverá, também, manutenções em algumas estações. Confira a programação:

A circulação do Metrô Rio vai funcionar em horário especial no feriado, com as estações abertas das 7h às 23h. Além disso, a transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio.

A circulação do VLT funciona normalmente na quarta-feira (1º), das 6h até meia-noite. Os intervalos vão seguir a operação de feriado, variando entre 10 e 20 minutos.

Os horários das viagens e mapas das linhas podem ser consultados pelo aplicativo do VLT Carioca e estações, que também possibilitam recarregar os cartões e consultar saldos.

Neste feriado do Dia do Trabalhador, as lojas funcionarão normalmente, exceto as unidades de Petrópolis, Alto da Serra e Itaipava, que estarão fechadas. O Extra supermercado abre das 7h às 22h e o Extra Hipermercado, das 7h às 22h. As lojas da Tijuca, Maracanã, Barra, Santa Cruz, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Galeão, Grande Rio, Carioca e Cabo frio funcionam com uma hora a mais, das 7h às 23h.