Cinéfilos, preparem-se! De 18 a 31 de outubro, ocorre a tradicional Mostra Internacional de Cinema São Paulo. Todos os anos, a programação reúne centenas de títulos de países ao redor do globo. Uma verdadeira maratona cinematográfica que ocupa dezenas de endereços da capital e região metropolitana com exibições pagas, gratuitas e ao livre!

Em 2018 rola a 42ª edição da Mostra, que ainda não tem programação confirmada, mas já conta com um cartaz de divulgação incrível assinado pela artista norte-americana Laurie Anderson, que trabalha com tecnologia, música, cinema e performance.

Segundo a artista, o cartaz desta edição destaca “um espaço feito de palavras e imagens de palavras – é como caminhar para dentro de uma história e se tornar parte dela.  É uma maneira de você poder andar dentro de livros e filmes e deixar eles serem parte de sua própria história“.

Outro destaque do evento é a instalação em realidade virtual que abre o novo Cinesesc Anexo. Batizada de “Chalkroom” (quarto de giz), a obra tem coautoria do artista taiwanês Hsin-Chien Huang e exibe uma gigantesca estrutura formada por palavras, onde desenhos e histórias vagam pelo ar, se formam, se desfazem e são recriadas como se fossem inscrições de giz em uma lousa. A cenografia da instalação é de Daniela Thomas e Felipe Tassara.

A Mostra também está constantemente consciente das novas possibilidades e caminhos criados pela tecnologia. Em uma época em que os algoritmos conduzem o fluxo de informações e não abrem espaço para dúvidas, a realidade virtual, assim como o cinema, nos aproxima do desconhecido e das questões urgentes e cruciais do tempo presente.

Batizada de “Mostra”, a ferramenta traz todas as informações dos títulos que serão exibidos nesta edição. Os filtros de busca são os mesmos presentes no site oficial. O usuário pode consultar também a lista de salas e a distância em que ele se encontra delas.