Um dos vegetais comestíveis mais abundantes do mundo é a batata. No quesito versatilidade, elas também têm seu merecimento, já que combinam com várias receitas. Para quem busca opções mais saudáveis, a batata-doce é reconhecida por ser uma fonte maior de fibras e micronutrientes, como as vitaminas A, C, E e do complexo B, em comparação à versão inglesa. 

Mas se engana quem pensa que a troca da doce para a inglesa possui vantagens muito maiores. Apesar de ter o índice glicêmico mais baixo, de acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO/ Unicamp), cada 100 gramas “versão fit” possui 77 calorias, enquanto a mesma quantidade da batata-inglesa chega a ter 52 calorias.

Por isso, na hora de colocar na balança, não vale a pena demonizar a batata-inglesa. Se a espécie mais doce não agrada o seu paladar, pode-se conseguir seus benefícios em outros produtos naturais. Conheça os benefícios de adicionar o alimento na dieta:

1. Podem ajudar a emagrecerEm um estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition, os pesquisadores apontaram que o consumo do ingrediente aliado a receitas saudáveis ajuda a perder peso. Nas avaliações, os participantes comiam de cinco a sete porções por semana.

2. São fontes de energiaPor serem ricas em carboidratos, as batatas podem funcionar como boas fontes de energia para o corpo. Em uma explicação rápida, quando ingerimos o macronutriente, os índices de glicose no sangue são elevados, aumentando a produção de energia.

3. Pode ajudar a diminuir o estresseO magnésio presente nas batatas desempenha funções metabólicas importantes no nosso organismo e no cérebro, pondendo ajudar no combate ao estresse e à ansiedade.

As batatas são ótimos acompanhamentos para refeições diárias, mas além do cozimento tradicional, confira cinco receitas diferenciadas. Para conferir o passo a passo completo, clique nos títulos ou nas fotos. 

1. Hambúrguer vegano de batata-doce com quinoa em 5 passosVegano, o preparo da chef Letícia Massula mistura o tubérculo com a quinoa. É fácil de fazer e não perde em sabor para um hambúrguer tradicional.

2. Aprenda a fazer brownie de batata-doceQuem disse que batata precisa ser salgada? A sugestão é da Rede Snack e faz parte do desafio para a influencer Ju Ferraz. Nela, o legume é usado para agregar maciez.

3. Batata rösti com crispy de bacon e queijo meia-curaO preparo dos chefs Oghan Teixeira e Paulo Neves, da Ghee Banqueteria mistura o carboidrato da batata com a gordura do queijo e do bacon. Mais suculento impossível!

4. Receita de pimentão recheado com purê de batataA sugestão da marca Yoki serve como acompanhamento para almoços e jantares. Ela é saborosa, macia e foge do convencional.

5. Asinha de frango com caldo de casca de batataA receita de Alberto Landgraf, do Epice, aproveita cascas de legumes para dar sabor. Além da batata, são usadas aparas de cenoura, cebola, alho-poró, salsão, cogumelos e ervas, por exemplo.