Categorias
Notícias

Coronavírus: prefeito Bruno Covas diz que vai adaptar CEUs para instalar leitos de UTI em SP

O prefeito Bruno Covas (PSDB) falou na manhã desta quinta-feira (19) que, por conta do aumento de casos de coronavírus em São Paulo, irá adaptar 44 equipamentos públicos da cidade para receber mais 490 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender pacientes que tenham contraído a doença.

Alguns dos leitos serão instalados nos Centros Educacionais Unificados [CEUs]. A capital possui atualmente 505 leitos de UTI na rede médica municipal, mas o objetivo da administração é que esse número chegue a 995 com a instalação dos novos leitos.

“São 44 equipamentos que podem ser adaptados para atender essa ocorrência”, falou o prefeito em entrevista à Rádio Eldorado. “A gente já identificou alguns espaços que possam ser utilizados. Por exemplo, os CEUs, que são espaços amplos”.

Segundo o prefeito, parte desses leitos serão feitos com a ajuda do Ministério da Saúde. “A gente está trabalhando em sintonia com o Ministério da Saúde e também com o governo do estado de São Paulo”.

“Estamos adaptando outros equipamentos, como equipamentos esportivos, para receber a população de rua”, falou Covas, que na terça-feira (17) já havia decretado estado de emergência na cidade por causa do coronavírus (veja nos vídeos nesta matéria quais foram as medidas adotadas).

Sobre a sua própria saúde, o prefeito, que tem câncer, falou que deixou o grupo de alto risco de contágio pela covid-19 quando mudou seu tratamento médico. Antes fazia quimioterapia, mas atualmente realiza imunoterapia.

Mesmo assim, ele comentou que toma algumas medidas para sua própria segurança. “Os cuidados que tomo são os cuidados que toda população está tomando. Utilizar máscara nos locais que há necessidade de se usar máscara”, afirmou.

Comentários