Escola Educação – Escola Edução é um portal de conteúdo voltado ao compartilhamento de informação como: cursos, livros, dicas, dentre outros.

Acordar, estudar, trabalhar, comer, pagar as contas, sair de férias, viajar. Esse é o ciclo de vida de muitos, que na maior parte do tempo o seguem no automático.

Com o desenvolvimento das tecnologias e até por conta da segurança, o dinheiro em formato de papel e/ou moeda começou a ser substituído pelo cartão de crédito, que nos dias atuais possui até a versão digital.

O primeiro nicho de cartões surgiu há 70 anos, em 1950, nos Estados Unidos da América. A tecnologia foi criada pelos sócios fundadores da Diners Club, Ralph Schneider e Frank McNamara.

Entretanto, o serviço oferecido não era similar ao recente. Na ocasião, ele era constituído como um cartão de recarga, o qual o consumidor necessitava pagar totalmente ao fim do mês.

Segundo Lance Cothern, da Credit Karma, é de responsabilidade do Bank of America a criação do cartão como conhecemos nos dias atuais, com a oferta de uma fatura a ser paga no fim do mês.

BankAmericard era como chamava o cartão do Bank, ele possuía o limite de US$ 300. Em 1970, tornou-se National BankAmericard, incorporando-se a novos bancos e passando a ser magnético. A bandeira Visa foi originada da instituição.

Anterior a criação das fitas magnéticas, as máquinas copiavam os cartões de créditos para realizar o processamento do pagamento. Por meio da xerox e com o sistema de computador era possível enviar os dados bancários do consumidor para o centro de transferências.

Somente no ano de 1969 a IBM auxiliou no desenvolvimento de cartões magnéticos, esses seriam empregados posteriormente por todo o globo. O padrão possibilitou com que os cartões transmitissem informações em tempo real de qualquer lugar da face da Terra.

No entanto, com a incorporação de uma nova tecnologia, a EMV, apresentada no início dos anos 2000, os cartões foram acoplados com um chip de dados, que geram códigos para aprovação das transações.

O cartão de crédito chegou ao Brasil em 1960, sendo trazido pelo empresário tcheco Hanus Tauber. Essa era a inserção da operação da Diners Club no país.

Em 1968, aparece o primeiro cartão de crédito bancário do Brasil, do Banco Bradesco e bandeira Elo. Nos anos 2000, a forma de pagamento se torna uma das mais populares do país.

Entretanto, utilizar cartão de crédito tem suas vantagens e desvantagens. O mau uso do cartão de crédito é causa da maior parte das dívidas dos brasileiros.

Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), só em 2019, mais de 60 milhões de consumidores terminaram o ano endividados, aproximadamente 30 milhões devem a fatura do cartão de crédito.

Comentários