Duro de Matar (1988), é um filme de ação dirigido por John McTiernan e estrelado por Bruce Willis, na época o filme foi um grande fenômeno mundial arrecadando valores absurdos em bilheterias. Além disso o filme apresenta vários elementos que viriam a aparecer em filmes futuros. Vamos conferir 10 curiosidades sobre o filme Duro de Matar:

O filme é baseado no romance Nada Dura Para Sempre, de Sidney Sheldon, lançado em 1994 nos Estados Unidos. No Brasil chegou um ano depois, sendo traduzido pela Editora Records.

O filme é dirigido por John McTiernan, só que na época o diretor tinha pouca experiência, tendo trabalhado apenas em O Predador (1987), um filme de destaque estrelado por Arnold Schwarzenegger.

O filme foi muito bem recebido pela crítica especializada, com destaque para as cenas de ação e atuação de Bruce Willis na pele do Detetive John McClane. Seu enredo e história também foram altamente destacados.

Como consequência do seu sucesso crítico o filme foi indicado a vários prêmios da indústria cinematográfica. Entre eles se destacam as indicações ao Oscar nas categorias de melhor edição, melhores efeitos visuais, melhor som e edição de som.

O filme se tornou um grande sucesso em bilheterias ao arrecadar pouco mais de 140 milhões de dólares a nível global. Algo realmente impressionante comparado ao seu orçamento de 28 milhões de dólares.

Esse foi o filme que consagrou a carreira de Bruce Willis, o tornando um mundial. Depois disso o ator não parou de protagonizar filmes de ação, o que hoje é a sua marca registrada.

Inicialmente o papel principal de John McClane seria oferecido a Frank Sinatra, no entanto ele recusou o personagem por ter mais de 70 anos. Arnold Schwarzenegger também teve a chance de viver na pele do detetive, no entanto na época estava interessado em filmes de comédia. Diante desses fatos o personagem principal acabou caindo no colo de Bruce Willis.

Willis recebeu uma quantia de cinco milhões de dólares para atuar no filme, apesar de receber um cachê relativamente alto, as campanhas de publicidade não se concentraram nele. Isso porque o ator não era muito conhecido na época.

Esse foi o primeiro papel de Alan Rickman nos cinemas, fazendo dele um ator bastante conhecido a nível mundial logo no seu primeiro filme. Posteriormente ele viria a participar de várias produções de sucesso.

O sucesso do primeiro filme fez Duro de Matar virasse uma franquia. Bruce Willis retorna para a franquia por mais três filmes seguidos. Além disso o filme se tornou uma referência para outros filmes de ação do gênero.

Comentários

Você não precisa sofrer pra fazer dieta.

entre para o Desafio 19 dias