O café é a bebida que nos dá um pontapé quando mais precisamos, a cola social que nos mantém unidos e muitas vezes a fonte de energia que nos faz superar os obstáculos do dia a dia. Suas origens exatas ainda são basatnte controversas, mas sua popularidade é facilmente notada em qualquer parte do mundo. Com seus inúmeros benefícios para a saúde, sabor delicioso e versatilidade, não é de se admirar que muita gente tenha uma grande admiração a seu respeito. Por isso, listamos aqui 13 fatos curiosos que você provavelmente não sabe sobre o café:

2. Antes que as pessoas aprendessem a preparar o café como a bebida que conhecemos e amamos, os grãos eram consumidos diretamente, por se tratar de um alimento rico em energia. Consumir os grãos dessa maneira intensifica os efeitos da cafeína e de outros produtos químicos presentes em sua composição.

4. A adição de leite ao café diminui a estimulação proporcionada pela cafeína, pois nossos corpos o absorvem muito mais lentamente quando é acrescentado à ele um certo teor de gordura. Então, se você deseja tomar um cafezinho à noite, mas ainda quer ter uma boa noite de sono, experimente adicionar um pouco de leite.

7. O café mais caro do mundo é produzido a partir das fezes de um animal chamado civeta, popular na Indonésia. Incapaz de digerir os grãos, o animal os fermenta em seu estômago. Os grãos são então excretados e usados ​​para produzir uma bebida chamada kopi luwak, que supostamente possui um sabor suave. Um quilo dos grãos excretados pode chegar a custar mais de 600 dólares!

8. Antes de ganhar a fama mundial, o nome original do café era “qahwa”, que costumava ser o termo árabe usado para descrever o vinho. Por causa disso, ele chegou a ser conhecido como o “vinho da Arábia”, quando surgiu na Europa no século XIV.

Leia também  Rolling Stone · Todo Mundo Odeia o Chris ganhará reboot em série animada

11. Houve outra tentativa de banir o café na Itália no século 16, pois alguns clérigos achavam que se tratava de uma bebida satânica. Isso gerou discussões até que o Papa Clemente VIII resolveu tomar um gole e dizer que a bebida era deliciosa. De fato, ele até chegou a brincar com o cafezinho, dizendo que deveria ser batizado.

12. Uma overdose de café pode até ser rara, mas é tecnicamente possível. Depois da ingestão de 30 xícaras em um período de tempo muito curto, os níveis de cafeína no sangue podem se tornar perigosamente tóxicos e letais. Um estudo de 2017 descobriu que houveram 51 mortes relacionadas à overdose de cafeína desde 1959.

close

🤞 Não perca nada!

Assine nossa newsletter e receba novidades e ofertas exclusivas!

Comentários

Você não precisa sofrer pra fazer dieta.

Conheça o Desafio 19 dias!