A cada 4 anos, um evento faz o mundo todo parar: as Olimpíadas. Ela inicia no primeiro dia de janeiro, e vai até o dia 31 de dezembro. Ou seja, durante um ano, podemos acompanhar os jogos olímpicos. Neles, uma grande variadedade de atletas e equipes, disputam as melhores colocações nos esportes. Conheça aqui, 20 curiosidades sobre as Olimpíadas.

20 curiosidades sobre as Olimpíadas

Os primeiros jogos foram um festival religioso de 776 a.C. a 393 d.C. Em 393 d.C. eles se tornaram proibidos por ser um festival pagão. O Barão Pierre de Coubertin começou um renascimento dos jogos em 1894, também nos Jogos Olímpicos modernos.
Os primeiros jogos de inverno foram realizados, em 1924, em Chamonix, na França.
1912 foi o último ano em que as medalhas de ouro olímpicas foram feitas inteiramente de ouro.
Spyros Samaras compôs O Hino Olímpico e Kostis Palamas acrescentou as palavras. O hino foi usado pela primeira vez, nos Jogos Olímpicos de Atenas de 1896, mas o COI só o declarou o hino oficial em 1957.
Os anéis olímpicos significam as 5 principais regiões do mundo; África, Américas, Ásia, Europa e Oceana, e as cores; azul, amarelo, preto, verde e vermelho, são usados em todas as bandeiras do mundo.
O americano James B. Connolly tornou-se o primeiro campeão olímpico moderno em 1896.
A cidade-sede das Olimpíadas desenha as medalhas olímpicas para os jogos. Cada uma deve ter pelo menos 60 mm de diâmetro e 3mm de espessura. As medalhas de ouro devem ser cobertas com 6g de ouro, enquanto que as medalhas de prata devem ser 92,5% de prata.
Na cerimônia de abertura, a procissão do atleta deve ser conduzida pelos gregos e encerrada pela equipe anfitriã com todos os outros em ordem alfabética como rotulado pela língua do país anfitrião.
O COI dá o privilégio de sediar os jogos para a cidade, não para o país.
Os membros do COI são diplomatas do COI para seus países, não o contrário. Isso faz do COI uma entidade independente.
Os EUA, ou melhor, a CBS, transmitiu pela primeira vez, as Olimpíadas de Roma, em 1960.
A entrega das medalhas de ouro, prata e bronze começou nos Jogos Olímpicos de 1904.
Os jogos de St Louis de 1932/1984 de LA e Atlanta de 1996 significam que os EUA sediaram as Olimpíadas mais do que qualquer outro país.
Londres é a única cidade que já sediu o evento três vezes – 1908, 1948 e 2012.
Em 1916, 1940 e 1944 não ocorreram os jogos olímpicos devido às Guerras Mundiais.
A cada dois anos, a chama olímpica é acesa no Olímpia da Grécia antes de ir para a nação anfitriã, sendo exibida em todo o país e depois usada na cerimônia de abertura para acender o Caldeirão Olímpico.
Em 1921, o fundador dos jogos modernos, Pierre de Coubertin, usou uma frase em latim “Citius, Altius, Fortius (“Swifter, Higher, Strong”)’ para o lema olímpico.
A bandeira olímpica foi hasteada pela primeira vez, nos Jogos de 1920.
Em Olímpia (Grécia), uma chama foi acesa pelo sol e mantida acesa até o encerramento dos Jogos. A primeira vez que apareceu nos jogos modernos foi em Amsterdã, no ano de 1928.
Nos jogos olímpicos de 1896, o futebol era para ser um praticado naquela edição. Porém, não haviam equipes para jogar o evento.

Comentários