5 curiosidades sobre o tatuzinho de jardim

5 curiosidades sobre o tatuzinho de jardim

Sabe aquele bichinho no jardim que é só a gente tocar nele pra ele virar uma bolinha? Ele é o tatuzinho de jardim!

Também chamado de tatu bolinha, este bichinho não é um inseto como a maioria acha. O tatuzinho de jardim é um crustáceo e ele tem algumas características bem curiosas. Listamos cinco delas aqui para você!

  • Como ele respira?

De forma parecida com os peixes, o tatu bolinha respira por brânquias! Apesar dele não conseguir viver submerso, ele precisa de ambientes úmidos para poder respirar.

  • Porque ele vira uma bolinha?

É um mecanismo de defesa do tatuzinho de jardim. Sempre que ameaçado ele se enrola para ficar protegido dentro de sua camada dura de pele. Este comportamento também acaba ajudando para manter a umidade no corpo e facilitar a respiração, podendo ficar no formato de bolinha por horas até se sentir seguro novamente.

Close de um tatu bolinha sobre uma pedra.
  • Tatuzinho faz xixi?

Não! Este bichinho tem uma alta tolerância à amônia e não precisa expelir nenhum tipo de líquido.

  • Como eles bebem água?

Esta é a coisa mais curiosa deste bichinho: eles absorvem água pela parte traseira do corpo! Embaixo do tatuzinho existem estruturas parecidas com umas caixinhas que podem absorver a água sempre que necessário, quando ele passa por cima de uma poça por exemplo.

  • E comida?

Os tatuzinhos comem qualquer tipo de folha, incluindo as que já estão se decompondo no chão. Apesar de simpáticos, por este motivo eles são uma preocupação para quem cultiva alimentos em sua horta ou mantem um jardim. Eles podem rapidamente comer tudo o que está sendo produzido.

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *