Você já viu no seu quintal aquele animal que ao tocá-lo ele vira uma bolinha?  Hoje, 06/01, no Folha Go, você vai conhecer o tatuzinho de jardim e entender o porquê dele virar uma bolinha com o seu corpinho. Leia a matéria até o fim e aprenda tudo sobre esse animal.

Leia também: Conheça a tartaruga da orelha vermelha e aprenda como cuidar desse animal

Confira 5 curiosidades sobre o tatuzinho de jardim – Faz fácil

Conheça o Tatuzinho de jardim

O tatuzinho de jardim também conhecido como tatu bolinha ou tatu-bola é um animal pertencente à família de crustáceos, portanto ele não é um inseto como muitos acreditam.

É muito comum encontrar esse animal nos jardins das casas, e ele sempre fascina as pessoas por conseguir virar uma bolinha com o seu corpo.

Entretanto, isso não é a única coisa fascinante sobre esse animal, uma vez que, eles possuem muitos outros hábitos bem diferentes. Pensando nisso separamos uma lista com as cinco principais peculiaridades do tatuzinho de jardim para que você o conheça melhor.

Leia a seguir cinco curiosidades sobre o tatuzinho de jardim Fonte: biboca ambiental

5 curiosidades sobre o tatuzinho de jardim

O tatuzinho de jardim costuma viver em lugares úmidos, entretanto, ele não consegue viver na água. Esse animal respira através de brânquias, ou seja, as brânquias permite que o animal faça a troca gasosa através do seu sangue. Mas para que isso ocorra é necessário que o animal consiga manter o seu corpo sempre úmido, mas nunca submerso na água.

Veja também: 3 curiosidades sobre o pangolim: o animal mais traficado do mundo

Por que tatuzinho de jardim vira bola?

O tatuzinho de jardim se enrola toda vez que se sente ameaçado, uma vez que, o seu corpo possui uma pele mais dura assim dando mais proteção ao animal. Além disso, ele se enrola para manter a umidade do seu abdômen e assim conseguindo respirar. Normalmente, eles conseguem ficar enroladinhos por horas até que ele sinta que a umidade do ar voltou ao normal.

Leia também  Veja 5 curiosidades sobre Os Trapalhões
Descubra porque o tatuzinho não urina (Fonte: agrolink)

Esse bichinho peculiar não urina, uma vez que, o seu corpo tolera a amônia existente em si, assim não sendo necessário expelir alguns líquidos.

Com certeza esse é um dos fatores mais peculiares desse animal, dado que, eles se hidratam pela parte traseira do seu corpo. Na parte inferior do animal existem alguns cubos capazes de absorver água quando necessário para a hidratação do animal. Dessa forma, eles não bebem água como todos os outros animais.

Alimentação do tatuzinho de jardim

Esses animais se alimentam de todos os tipos de folhas, entre elas as folhas em decomposição, as que caíram recentemente e até as que ainda estão com suas raízes. Por esse motivo muitas vezes a presença desses animais em jardins e hortas acaba se tornando uma preocupação para quem está cultivando as plantas ou alimentos. Dado que, o animal pode prejudicar a plantação comendo tudo o que está sendo cultivado.

Veja também: Ornitorrinco amamentando? Descubra 5 curiosidades do animal hoje

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe!

close

🤞 Não perca nada!

Assine nossa newsletter e receba novidades e ofertas exclusivas!

Comentários

Você não precisa sofrer pra fazer dieta.

Conheça o Desafio 19 dias!