Comandado por Gary O’Donovan, da Universidade de Loughborough, na Inglaterra, a pesquisa durou 18 anos e revelou que pessoas que malham uma ou duas vezes por semana tem a taxa de mortalidade 30% menor, em comparação a indivíduos sedentários. Os participantes foram submetidos a 150 minutos de atividade física por semana, que variava entre dificuldades moderadas e fortes.

Já para aqueles que se exercitavam três ou mais vezes na semana –  com atividades longas e mais leves, somando 450 minutos semanais -, o mesmo índice chegou a 35%. Nesses casos, o número envolvia todos os fatores que podem levar ao aumento da mortalidade. “Esse estudo é importante porque leva em conta o tempo total dos exercícios, ao invés da frequência em que são feitos”, afirma o co-autor I-Min Lee, epidemologista de Harvard. Isso permite com que as pessoas façam esporte só nos finais de semana, por exemplo, mesmo que seja menos recomendado que atividades regulares.

Mais de 63 mil adultos britânicos e escoceses com média de 58 anos de idade participaram das análises. “Nos surpreendemos que os riscos de morte por problemas cardiovasculares ou câncer eram menores mesmo entre os que se exercitavam pouco”, admite O’Donovan. “Interessantemente, também descobrimos que esses benefícios são os mesmos para homens e mulheres”.

Em 2018, Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que um a cada quatro adultos é sedentário, essa informação aumenta entre os adolescentes, uma vez que quatro a cada cinco indivíduos não pratica esporte algum. No Brasil, esse quadro também é preocupante: o Ministério da Saúde apontou que 62% não se exercita.

Ainda neste ano, a OMS se comprometeu a diminuir a falta de atividade física no mundo em 15%, até 2030, uma vez que o risco de infarto, acidente vascular cerebral e de alguns tipos de câncer aumenta para aqueles que não se exercitam. Além disso, esse dado influencia altamente nos gastos com a saúde. 54 bilhões de dólares são investidos anualmente para cuidar de problemas que poderiam ser resolvidos com a prática de atividade física regular.

Para melhorar esses índices, a OMS promoverá ações com o objetivo de mudar os paradigmas sociais sobre o assunto, fornecer maior conhecimento, criar ambientes favoráveis à prática de exercícios e desenvolver programas que mobilizam a população.

Os termos e condições abaixo se referem à utilização dos textos e imagens disponibilizados pelo visitante/ usuário ao site da revista Meus 5 Minutos,que se declara apto a participar de interatividades, visando contribuir com o envio de material, tais como fotos, conteúdo, informações,textos, frases, entre outros, e que por iniciativa própria aceita e se responsabiliza pela autoria e originalidade do material enviado ao site da revista Meus 5 Minutos, bem como pela obtenção de autorização de terceiros que eventualmente seja necessária para os fins desejados, respondendo dessa forma por qualquer reivindicação que venha a ser apresentada à revista Meus 5 Minutos, judicial ou extrajudicialmente, em relação aos direitos intelectuais e/ou direitos de imagem, ou ainda por danos morais e/ou materiais, causados a revista Meus 5 Minutos, Editora Globo ou a terceiros por força da presente autorização. Assim, por ocasião do acesso ao site e do envio de informações e imagens, o visitante/ usuário autoriza e está ciente que o site da revista Meus 5 Minutos, bem como a Revista Meus 5 Minutos, poderão utilizar, em caráter irrevogável, irretratável, definitivo, gratuito, seu nome, sua imagem, bem como dos textos enviados, no site e na revista impressa, em fotos, cartazes, filmes e/ou spots, jingles e/ou vinhetas, em qualquer tipo de mídia, peças promocionais e campanhas on-line, para a divulgação do site e do Portal, no Brasil e no exterior, bem como para outros fins que desejar, sem limitação de vezes ou número de vezes, bem como o de autorizar sua utilização por terceiros, no todo ou em parte. Entre os direitos da revista Meus 5 Minutos incluem-se, também, os de adaptação, condensação, resumo, redução, compilação e ampliação dos textos e imagens objeto deste termo. Todas as informações de usuários coletadas pela equipe da revista Meus 5 Minutos são confidenciais, sendo intransferíveis, e somente poderão ser fornecidas a terceiros mediante orientação legal ou a terceiros, devidamente autorizados pela Revista Meus 5 Minutos e Editora Globo. Os termos da autorização do uso e de publicação de textos e imagens entre as partes serão regidos e interpretados de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil. O visitante/ usuário concorda expressamente em submeter-se à competência única e exclusiva dos tribunais brasileiros e, em especial, ao Foro da Comarca de São Paulo, Estado de São Paulo, para dirimir quaisquer questões oriundas deste instrumento.

Comentários

Você não precisa sofrer pra fazer dieta.

entre para o Desafio 19 dias