Você já deve ter ouvido falar na Ilha da Madeira, território português localizado em meio ao Oceano Atlântico. É um destino turístico inesquecível, com paisagens naturais deslumbrantes, gastronomia deliciosa e hotéis de altíssima qualidade.

Crédito: Juergen Sack/iStockVista do Centro antigo de Funchal, na Ilha da Madeira

Confira abaixo sete curiosidades sobre este destino português!

A Madeira é um arquipélago

O que chamamos de “Ilha da Madeira” é, na verdade, a ilha principal de um arquipélago. Além dela, o arquipélago conta com a ilha de Porto Santo, também habitada, e diversas ilhas e ilhotas com muitas belezas naturais – tanto que são consideradas áreas protegidas. Estas ilhas menores são divididas em dois grupos: Desertas e Selvagens.

Fica mais perto da África do que de Portugal

A Madeira é parte de Portugal, mas fica a sudoeste do país, em meio ao Atlântico. Olhando para o mapa, percebe-se que ela está mais próxima da África do que da Europa! No entanto, a diferença é pequena: o litoral marroquino fica a cerca de 725 quilômetros do madeirense, enquanto o sul de Portugal está a pouco mais de 850 quilômetros da ilha. Parece longe, mas um voo de Lisboa a Funchal, a capital madeirense, dura apenas uma hora e meia.

Foi lá que nasceu Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo, craque do Juventus e da seleção portuguesa e premiado cinco vezes pela FIFA como melhor jogador do mundo, é natural de Funchal. Ele deixou a terra natal há muito tempo, mas mantém uma relação próxima com o local.

Há diversas homenagens a ele por lá: o principal aeroporto do arquipélago leva seu nome; o Museu CR7 reúne prêmios, camisas, chuteiras, fotos e outras recordações da carreira do jogador; e há também um hotel temático, o Hotel Pestana CR7 Funchal.

Leia também  saiba quais os fetiches que mais interessam os brasileiros em tempos de pandemia – Notas – Glamurama

História do jogador português é retratada Museu CR7

Golfinhos e baleias nadam em suas águas

A vida natural da Madeira é fascinante, seja em terra firme ou na água. Em passeios de barco, que estão entre as atividades mais populares para os turistas que visitam o destino, é possível ver não apenas um cenário de tirar o fôlego, mas também golfinhos brincalhões e graciosas baleias em seu habitat natural.

Produz um dos vinhos mais famosos do mundo

À primeira vista, a Madeira não parece o lugar ideal para produzir vinhos, já que possui um terreno montanhoso. Mas os portugueses que chegaram primeiro à ilha se arriscaram, muitas vezes cultivando as uvas em lugares de difícil acesso, e acabaram criando uma das bebidas mais famosas do mundo: o vinho Madeira. E é incrível prová-lo em uma harmonização com a gastronomia local.

Possui uma floresta única no mundo

A Floresta Laurissilva cobre 20% do território madeirense, sendo considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Este ecossistema riquíssimo é formado por árvores da família das lauráceas, sendo uma floresta úmida subtropical. Para completar, embora exista em alguns outros territórios da região da Macaronésia, como os Açores, as Canárias e Cabo Verde, seu maior núcleo está Madeira, e em excelente estado de conservação.

Uma de suas ilhas tem uma praia de nove quilômetros

Porto Santo é muito diferente da Ilha da Madeira, apesar de serem bem próximas. A principal atração dessa ilha do arquipélago é seu litoral, que tem areia dourada e água cristalina. A parte sul da ilha é basicamente um extenso e ininterrupto areal, onde existem ótimos resorts para desfrutar do mar. São nove quilômetros de praia, cuja areia tem propriedades terapêuticas comprovadas!

Leia também  Com os dias contados, Otávio confessa vontade de levar Diná para o mundo dos mortos com ele: “É meu último desejo”

close

🤞 Não perca nada!

Assine nossa newsletter e receba novidades e ofertas exclusivas!

Comentários

Você não precisa sofrer pra fazer dieta.

Conheça o Desafio 19 dias!