O Dia da Saudade,
comemorado em 30 de janeiro, recorda a memória daqueles que já partiram,
no entanto, a Solutudo colocará um novo significado para esse dia. O assunto de
hoje é: Avenida da Saudade.

A homenagem visa mostrar uma das principais vias de Presidente Prudente, com mais de dois quilômetros de comprimento, a avenida tem início na rotatória com a Avenida Joaquim Constantino e acaba como rua na esquina com a Santa Casa da Misericórdia.

Segundo o engenheiro civil, Laércio Alcântara, que é morador da cidade há anos, o nome da avenida faz referência à localização do Cemitério Municipal São João Batista, que foi transferido em 1947, conforme o estudo do departamento de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente da FCT/Unesp, publicado em 2012. O antigo lugar é hoje o terreno que se encontra o Terminal Rodoviário Comendador José Lemes Soares.

“Por característica, várias cidades nomeiam como ‘Saudade’ a rua que o cemitério esteja situado. Infelizmente, não consta nenhum histórico de quem seja o autor da lei ou quando o decreto foi escrito e, que vincule exatamente a data de instalação dessa via”, comenta.

De acordo com o secretário de comunicação da Prefeitura, Iury Greghi, vale lembrar que, atualmente, a Avenida da Saudade é a principal via de acesso para a zona sul da cidade, além de ser rota para a Rodovia Raposo Tavares.

Além do cemitério, existem outros pontos que são referência ao longo da avenida, como um dos campi da Universidade do Oeste Paulista, o famoso Parque do Povo, bares e lanchonetes.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Comentários

Você não precisa sofrer pra fazer dieta.

entre para o Desafio 19 dias