Seguindo nossa série sobre as curiosidades das marcas, temos hoje os fatos interessantes sobre a LG, uma das empresas de celular e smartphone mais tradicionais no Brasil. É fato que não está em sua melhor fase nesse momento, mas sabemos que ela já trouxe ótimos momentos para muitos de nós. O LG G7 está quase aí, mas enquanto isso, vamos para as curiosidades.

Se você teve um smartphone da LG nos últimos anos, pode achar que aquele toque padrão irritante traz o significado do logotipo. “Life’s Good!” seguido de uma melodia. Essa frase, que em português significa “O bom da vida” realmente possui o L e o G, mas não é o significado do nome LG, e sim seu slogan.

O verdadeiro significado da sigla LG é Lucky Goldstar, estrela de ouro da sorte em tradução livre. É um nome tipicamente asiático, não? Pois é, a LG então achou que Life’s Good soaria melhor para o resto do mundo, e por isso o slogan foi escolhido assim.

Isso já resultou em diversos processos, roubos de segredos industriais, espionagem e tudo o que você pode imaginar no mundo corporativo. A coisa é tão forte que empregados das duas empresas não frequentam os mesmos lugares para não se encontrarem. 

E tudo isso porque o fundador da Samsung, Lee Byung-chull, e o fundador da LG, Koo In-hwoi, eram sogros que se respeitavam (e inclusive frequentaram a mesma escola e abriram juntos uma rede de TV), até que o primeiro fundou uma empresa de eletrônicos concorrente da LG que transformou tudo em uma guerra. Ainda assim, isso levou a uma evolução monstruosa das duas empresas na época.

A história de que a Nokia começou como uma empresa de papel é famosa, mas poucos sabem que a LG iniciou suas atividades como uma empresa de cosméticos. Na época, um dos fortes da LG era a indústria química, e assim a empresa nasceu em 1947 produzindo cremes faciais.

Leia também  O caminho mais longo do Mundo

Em 2005, a LG chegou aos Estados Unidos com o smartphone LG Chocolate, muito conhecido na época. O lançamento foi grande e fez muito sucesso, com mais de 15 milhões de unidades vendidas. Nada perto dos 250 milhões de unidades vendidas do Nokia 1110 no mesmo ano, mas ainda assim um número enorme.

O LG Chocolate tinha tela TFT de 2″ (176 x 220 pixels), memória interna de 128 MB, câmera de 1,3 MP com flash LED, Bluetooth 1.2, USB e navegação com suporte a WAP 2.0 e xHTML. A bateria de 800 mAh aguentava até 6 horas de conversação e 200 horas em stand by, enquanto o sistema era próprio da LG.

Hoje isso é corriqueiro e caminha para modelos mais ousados como aparelhos que se enrolam e telas que se dobram frequentemente. Porém, a LG foi a primeira a colocar no mercado um smartphone com a tela flexível, mesmo que não tenha dado super certo.

O LG G Flex é um marco na história dos smartphones, e usava essa tecnologia de tela por ter o deisgn curvo. Você não podia dobrar o aparelho, mas ele era elegantemente curvado, e o destaque também estava no material da traseira, que se recuperava de riscos leves.

Como quase todo pioneiro, o G Flex não foi um dos melhores produtos da empresa. A tela ainda tinha problemas, e não tinha a qualidade de imagem esperada, com aspecto granulado e problemas de burn in. Ainda assim, uma segunda geração foi lançada, e eu particularmente achava os dois aparelhos muito bonitos.

Na questão celulares e smartphones, a LG teve momentos de glória! Um exemplo que temos é o LG G2 que foi muito elogiado tanto pela critica, como por usuários!Hoje a LG anda tendo muitos tropeços, e espero muito que ela se recupere, tome decisões corretas e de a volta por cima. Apesar de eu não gostar do notch, o LG G7 tem agradado bastante a primeiro momento. O que ela acertou em cheio, foi na linha V, apenas o que falta fazer agora e lançar ela mundialmente! Já quando o assunto é TVS, ela se sai muito bem disputando pau a pau a liderança com a Samsung aqui no mercado brasileiro!

Leia também  Grammy 2021: com apenas 9 anos, Blue Ivy é premiada com Beyoncé e WizKid por "Brown Skin Girl"

Acho a LG uma das melhores fabricantes de TV, e sobre smartphones, acredito que a mesma sempre teve um histórico de inovação, vide Chocolate, Shine, linha G… Porém algumas mancadas acabaram “manchando” a imagem da empresa e a mesma tenta, a passos curtos, reverter essa posição. Acredito que a “saída” para a volta por cima seria melhorar a política de preços, torná-los mais competitivos, investindo em intermediários de qualidade a um bom preço para o consumidor, mais ou menos como a Motorola fez lá traz com a linha Moto G, ou como a Samsung anda fazendo com a linha J, cada vez melhor, trazendo aspectos premium a uma parcela dos consumidores que não podem investir pesado num top de linha.

lembro do Saudoso Luciano do Vale. como maior divulgador da marca nas transmissões esportivas da TV Bandeirantes, Era uma empresa nova no varejo brasileiro que trazia som ,áudio e vídeo e celulares , tornando-se uma opção as marcas na época.Hj no setor mobile acho que empresa com atitudes equivocadas e rumos incertos. Algo que parece continuar ao longo dos últimos tempos, tirando o brilho ea confiabilidade da marca o que ainda não acontece no setor de TVs.

De um LG Shine para um LG V30… Utilizei quase 150 aparelhos da LG até aqui, incluindo G Flex, G Flex 2 e Prada (Java e Android). Anos de histórias, muitas lembranças e muitas horas de sono perdidas (toda madrugada no CMD com um Optimus ME – P350F espetado no notebook em modo fastboot ou várias vezes de coruja em uma lan house pra tirar um LG G3 – D855 do modo QLOADER).Seria impossível não saber da história da fabricante de creme de pele e transistores para rádio analógico, né? kk’

Leia também  saiba tudo do curioso gato escocês de orelhas curtas

Conte todos os lançamentos desde 2005, na era Java, pra você imaginar, pelo menos:Linha Hub (2 ou 3 aparelhos), linha Me (1 aparelho), linha Optimus com a F Series (F3, F5, F7) L Series (L3 e L3 II L5 e L5 II, L7 e L7 II, L9 e L9 II, L20, L30, L35, L40, L50, L65, L70, L80, L90), G e G Pro, com a linha Lite, cerca de 4 aparelhos, G Flex e G Flex 2, Linha Prime (Kite, Leon, Volt, L Prime, L Prime II e L Prime+)G2, G2 Mini e G2 Lite, G3, G3 Beat e G3 Stylus, G4, G4 Beat e G4 Stylus, G5, G6…E mais um monte de lançamentos estrangeiros…Conto cerca de 400 – 500 lançamentos, sem contar os básicos e especiais CDMA lançados para as operadoras Verizon, US Cellular e Sprint, Vodafone e grandes operadoras mundiais…Mais de 1000 modelos catalogados desde os tempos de ouro…

Comentários