Com cenas gravadas no Marrocos, a novela “Jesus” estreia nesta terça-feira (24) na Record TV. De autoria de Paula Richard e direção-geral de Edgar Miranda, parceria de “O Rico e Lázaro”, a nova trama bíblica vai narrar a trajetória do filho de Deus de antes do nascimento à ressurreição. À frente do elenco está Dudu Azevedo, em seu terceiro papel na emissora paulista. O folhetim traz ainda estreantes no canal como André Gonçalves, Mayana Moura, que raspou a cabeça para dar vida a satanás, Valentina Bulc e Felipe Roque.

Para gravar mais de 200 cenas no Marrocos, na cidade de Ouarzazate, a equipe da trama enviou para aquele país 80 malas com aproximadamente 600 peças de roupas e mais de 500 pares de sapatos. Foram 46 atores envolvidos nas gravações no exterior. No total, são mais de 8 mil figurinos. No Brasil, o folhetim que reúne mais de 100 atores ergueu quatro cidades cenográficas e montou 55 cenários.

Após viver Moisés em “Os Dez Mandamentos”, folhetim dono de índices históricos de audiência, Guilherme Winter retorna às novelas como Judas. “Jesus” reúne ainda nomes vistos com frequência na dramaturgia da emissora como Paulo Figueiredo, Paulo Gorgulho, Beth Goulart, Petronio Gontijo, Letícia Medina e Adriana Garambone, além de Ricky Tavares , que dá vida ao deficiente visual Judas Tadeu – para o papel, o ator coloca uma lente de contato que o faz enxergar apenas 20%. O elenco conta também com Day Mesquita, vivendo Maria Madalena, Polliana Aleixo, em seu retorno à TV após quatro anos, Jéssika Alves e o casal adolescente Maytê Padilha e Rafael Gevú. Fernando Pavão, Ronny Kriwat, Marcos Winter, Rafael Sardão e Raphael Sander que integraram “Apocalipse” também estão no novo folhetim que vai retratar a Roma repleta de judeus revoltosos, falsos messias e cobrança elevada de impostos. A novela promete retratar a história de outros personagens como Barrabás e Petronius, que ficou sensibilizado ao ver Cristo crucificado.

Caifás (Ronny Kriwat/Eucir de Souza) – É o sacerdote do Templo de Jerusalém que não mede esforços para ficar no poder. Falso, arruma casamento com a filha do Sumo Sacerdote e será um dos que vai por em prática a morte de Jesus (Matheus Dantas/Dudu Azevedo).

João (Rafael Gevú) – É primo por parte de mãe de Jesus (Matheus Dantas/Dudu Azevedo). Pescador, se torna um dos 12 apóstolos Dele. Terá um romance com Gabriela (Maytê Padilha), que em alguns momentos é até supera o limite do fervor.

Maria de Nazaré (Juliana Xavier/Cláudia Mauro) – Além de Jesus (Matheus Dantas/Dudu Azevedo), é mãe de Simas (André Rosa), Judá, José (Marcel Giubilei), Tiago Justo (Gil Coelho), Eliseba (Lara Lazzaretti) e Yoná (Letícia Medina), a única a não sentir ciúmes do Criador. Maria será acusada de infidelidade e, por isso, ameaçada de morte. O sofrimento do filho mais velho a fará sofrer demais.

Pedro (Petrônio Gontijo) – Um dos apóstolos de Jesus (Matheus Dantas/Dudu Azevedo) que não aceita o domínio exercido pelos romanos. Vai se tornar um líder com a ajuda Dele. Ao mesmo tempo que é desastrado é teimoso e cabeça duro. É pai de Gabriela (Maytê Padilha), com quem tem constantes brigas.

Petronius (Victor Sparapane/Fernando Pavão) – Soldado do exército de Roma, é um homem de coragem e leal. Ao longo da história é obrigado a jogar revoltosos na fogueira. Terá um caso com Maria Madalena (Day Mesquita), só que o romance chega ao fim quando ele vê que ela está possuída.

Pôncio Pilatos (Nicola Siri) – Governa a Judéia quando Jesus (Matheus Dantas/Dudu Azevedo) enfrenta o calvário da crucificação. Cruel, tem repulsa pelos judeus e não tem dificuldade para se irritar. Marido de Claudia (Larissa Maciel) e pai de Helena (Julia Maggesi). Até tenta impedir a morte de Cristo na cruz, mas não tem sorte.

Barrabás (Luiz Eduardo Toledo/André Gonçalves) – Perdeu o pai na fogueira quando criança por ordem de Herodes (Paulo Gorgulho). Depois, a mãe é vendida como escrava. Tudo isso o torna um homem com ódio e com sentimento de vingança. Pilatos (Nicola Siri) determina sua morte ao lado de Jesus (Matheus Dantas/Dudu Azevedo).

Asisa (Camila Mayrink/Ana Paula Tabalipa) – Filha de Efraim (Guilherme Lopes) e mulher de Mateus (Gabriel Gracindo), o publicano. Por ele deixar de cobrar mais que o valor determinado, não pensa duas vezes antes de humilhá-lo. Vai acusar também Maria (Juliana Xavier/Claudia Mauro) de trair o marido.

Claudia (Larissa Maciel) – A mulher de Pilatos (Nicola Siri) foi criada no luxo, porém vai passar a ter comportamento solidário. A mãe de Helena (Julia Maggesi) faz de tudo junto ao marido para impedir a condenação de Jesus (Matheus Dantas/Dudu Azevedo).

Dimas (Fifo Benicasa) – Criado achando que a mãe está morta, desconhece que ela se tornou prostituta. Órfão de pai, torna-se um ladrão e será crucificado junto de Jesus (Matheus Dantas/Dudu Azevedo). Como se arrepende, ganha o mundo dos céus.

Adela (Adriana Garambone) – Ao trair o marido, teve uma filha, Diana (Cacá Ottoni). Também é mãe de Dimas (Fifo Benicasa) e Gestas (Flávio Pardal), por quem será rejeitada. Prostituta, a irmã de Livona (Bárbara Borges) terá um caso com Barrabás (Luiz Eduardo Toledo/André Gonçalves).

Helena (Júlia Maggesi) – Menina amiga de Salomé (Valentina Bulc) e Deborah (Manuela Llerena), a filha de Pilatos (Nicola Siri) e Claudia (Larissa Maciel) terá um romance com Judas Tadeu (Ricky Tavares) para desgosto do pai. Vai exercer influência sobre a mãe ao ouvir Jesus (Matheus Dantas/Dudu Azevedo).

Herodes Antipas (Marcos Winter) – Vai acabar o casamento para ficar com a cunhada, Herodíade (Vanessa Gerbelli). Covarde, não aceita ter que prestar contas a Pilatos (Nicola Siri) e será o responsável pela morte de João Batista (Iano Salomão).

Judas Iscariotes (Guilherme Winter) – Outro apóstolo de Jesus (Matheus Dantas/Dudu Azevedo). Ao mesmo tempo que é legal e inteligente, tem cobiça pelo poder. Satanás (Mayana Moura) vai lhe influenciar a trair o filho de Deus O tesoureiro de Antipas, então, se mata.

Mirian (Victória Pozzan/Beth Goulart) – Amiga de Maria de Nazaré (Juliana Xavier/Claudia Mauro) desde pequena, vai confortá-la na morte de Jesus (Matheus Dantas/Dudu Azevedo). Mulher de Alfeu (Daniel Blanco) e mãe de Tiago Menor (José Victor Pires).

Salomé (Valentina Bulc) – A filha de Herodíade (Vanessa Gerbelli) e Felipe, tem exímio talento para a dança. A mãe não esconde invejá-la por conta da juventude e beleza. Moça ingênua, só vai descobrir o caráter da mãe quando ela provocar a morte de João Batista (Iano Salomão).

Sula (Isadora Cecatto/Kika Kalache) – Vai duvidar da fidelidade da irmã, Maria de Nazaré (Juliana Xavier/Claudia Mauro) quando ela fica grávida de Messias, mas não vai abandoná-la quando Ele morrer. É mulher de Zebedeu (Fernando Roncato/Roney Villela).

Judas Tadeu (Ricky Tavares) – Jovem que nasceu cego, é irmão de Nicodemos (Vitor Novello/Ernani Moraes). Terá um romance proibido com Helena (Julia Maggesi). Jesus (Matheus Dantas/Dudu Azevedo) vai lhe curar e, assim, ele torna-se seu seguidor. Gosta de ouvir os outros antes de falar.

Zebedeu (Fernando Roncato/Roney Villela) – O marido de Sula (Isadora Cecatto/Kika Kalache) é um pescador próspero, honesto e bom. Pai de João (Rafael Gevú) e Tiago (César Cardadeiro), ficará ao lado dos filhos quando eles decidirem acompanhar o Messias.

Livona (Bárbara Borges) – Trabalha como serva para Judite (Marcella Muniz) e Caifás (Ronny Kriwat/Eucir de Souza), com quem terá um filho, uma vez que o casal enfrenta problema de esterilidade. Mulher egoísta não tem pena da irmã, Adela (Adriana Garambone)

Cornelius (Ademir Emboava) – Diferentemente dos demais centuriões, não rejeita o povo judeu. E, por isso, vai auxiliar a erguer uma sinagoga. Será rival de Pedro (Petrônio Gontijo) e vai seguir o Messias quando Goy (Paulo Lessa) ficar doente.

Laila (Manuela do Monte) – A filha de Efraim (Guilherme Lopes) é totalmente submissa à Asisa (Camila Mayrink/Ana Paula Tabalipa), sua irmã. O Messias a defende quando é acusada de traição. Mulher de Simão Fariseu (Rafael Sardão) vai se tornar amante de Jairo (Felipe Cunha).

José (Guilherme Dellorto/Michel Bercovitch) – O pai de Cristo não acredita em um primeiro momento que a mulher engravidou por obra do Espírito Santo. Quando sonha com um anjo, passa a acreditar na palavra da mulher, Maria (Juliana Xavier/Claudia Mauro).

Herodes, o Grande (Paulo Gorgulho) – O rei da Judeia tem várias mulheres e filhos. Sádico e sem um pingo de sensibilidade, ordena a morte de Mariana, sua mulher, em um surto. Comanda ainda o extermínio de crianças ao saber que o Messias nasceu.

Isaque (Pedro Lamin) – Casado com Cívia (Adriana Birolli) é pai de Barrabás (Luiz Eduardo Toledo/André Gonçalves) e Simão Zelote (DJ Amorim/Rodrigo Andrade), vai morar com a família na rua depois da elevação dos impostos. Acaba capturado e morto.

Comentários

Você não precisa sofrer pra fazer dieta.

entre para o Desafio 19 dias