Criado pela Capcom, mais precisamente Takashi Nishiyama e Hiroshi Matsumoto, Street Fighter é um jogo de luta que junta todas as mudanças significativas da época: barras de energia para cada lutador, antagonistas, além de cada lutador ter seu próprio tema. Ele estava bem longe do que viria a se tornar, mas estava no caminho certo.

Sua jogabilidade hoje em dia é considerada sofrível, mas durante seus primeiros dias, não havia muito com o que se comparar. Jogávamos apenas com a dupla Ryu e Ken, enfrentávamos oponentes que mais tarde se tornariam icônicos como Sagat e Birdie. Os golpes especiais do seu lutador, apesar de existir o comando para executá-lo, saiam mais por sorte do que habilidade.

O game já tinha combos, porém a CPU era mais eficiente em utilizá-los do que seu personagem. Chamou a atenção pelas primeiras máquinas a qual se utilizavam botões pressionados por pancadas, literalmente, assim como os antigos Arcades da década de 20, 30. Por motivos óbvios, eventualmente foram substituídos por seis botões que mais tarde seriam uma referência na indústria, assim como o próximo título da franquia.

StreetFighter teve conversões para computadores caseiros como o Commodore 64, ZXSpectrum, Amstrad CPC, DOS, Amiga e AtariST. Foram distribuídos na Europa pela U.S.Gold e desenvolvidos pela Tiertex. Ganhou ports para MS-DOS, além de fazer parte de coletâneas para Windows (Capcom Arcadehits vol.1), Playstation 2 (Capcom classics collectionvol.2) e PSP (Capcom classics collection remixed). O melhor port é a versão para PC Engine/Turbografx a qual as músicas são todas remasterizadas.

A Capcom trabalhou em conjunto com a Atari no design do gabinete.No cenário do lutador Birdie, na parede está pichado o nome Blii Cravens, que foi uma homenagem ao próprio que era vice-presidente de vendas e marketing da Capcom USA, falecido em 2007.

Após terminar Street Fighter 1, Takashi Nishiyama e Hiroshi Matsumoto deixaram a Capcom e entraram na SNK aonde trabalharam na empresa até seu fechamento em 6 de março de 2000. Depois fundaram juntos a empresa Dimps a qual é responsável por muitos jogos como a franquia Dragon Ball Budokai, The Rumble Fish (Arcade), Sonic Advance (GBA), Colors, até o retorno para sua própria obra em 2008 com Street Fighter 4, Super Street Fighter 4 e 3D (Nintendo 3DS), até o mais recente Street Fighter 5 em 2016.

Comentários

Você não precisa sofrer pra fazer dieta.

entre para o Desafio 19 dias