O pai senegalês de origem fulani decidiu ir para a França numa tentativa de juntar dinheiro antes de voltar ao Senegal. Contudo, como a maior parte das pessoas, permaneceu na França. Assim, sua esposa mauritana e seus filhos se mudaram para a França em 1974; e em 20 de janeiro de 1978, em Trappes, cidade no interior da França, nasceria Omar Sy, o quarto de oito irmãos, que viria a se tornar ator, roteirista, dublador e humorista francês.

Em 05 de julho de 2007, ele se casou com Hélène Tremblay-sur-Mauldre, tendo 5 filhos com ela.

INÍCIO DE CARREIRA

Omar Sy e Fred Testot.

Como morava no mesmo bairro que o humorista e ator francês, Jamel Debbouze, conseguiu a chance de dirigir um programa de rádio na Rádio Nova.

Omar fazia trabalho de freelancer após suas aulas nos anos de 1996 e 1997. Foi neste período que conheceu seu parceiro de comédia, Fred Testot. Depois, no Canal+, ele participou do programa Cinema Jamel.

COADJUVANTE

Omar Sy já estava presente na televisão desde 1998, mas o seu primeiro filme foi em 2000, em La Tour Montparnasse infernale, interpretando um taxista.

PRÊMIOS

Indiscutivelmente Intocáveis (Intouchables) é um filme maravilhoso e com ele, em 2011, Omar venceu na categoria de Melhor Ator no Festival de Cinema de Tóquio, Prix Lumière, Globes de CristalCésar; além de vencer também na categoria Ator Revelação no Étoiles d’or du Cinéma Français.

Curiosidade: O prêmio César, é o equivalente ao Oscar na França e Omar Sy foi o primeiro ator negro a recebê-lo.

OS 10 MELHORES FILMES DE OMAR SY

Após o sucesso de Intocáveis em todo o mundo, Omar foi chamado para participar de filmes hollywoodianos. Alguns nomes como X-Men, Jurassic World e até uma série na Netflix.

Irmão Urso (2004)

Sinopse: Em busca de vingança por seu irmão ter sido morto por um urso, o índio Kenai acaba sendo amaldiçoado pelos espíritos da floresta e é transformado em um urso. Obrigado a viver sob a nova pele, ele começa a ver a realidade sob a ótica dos animais. Logo faz amizade com outro urso, Koda, mas se vê em apuros quando seu próprio irmão começa a caçá-lo.

Curiosidade: Em Irmão Urso, Omar Sy dublou uma ovelha, mas entre diversos trabalhos de dublagem o ator também conta em seu currículo Tomb Raider: Legend (2006) e Bolt: Supercão (2009).

Intocáveis (2011)

Sinopse: Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabelece, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.

Curiosidade: Omar perdeu dez quilos para o papel, pois acreditava que um jovem do subúrbio deveria ter um corpo mais atlético.

X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (2014)

Sinopse: No futuro, os mutantes são caçados impiedosamente pelos Sentinelas, gigantescos robôs criados por Bolívar Trask (Peter Dinklage). Os poucos sobreviventes precisam viver escondidos, caso contrário serão também mortos. Entre eles estão o professor Charles Xavier (Patrick Stewart), Magneto (Ian McKellen), Tempestade (Halle Berry), Kitty Pryde (Ellen Page) e Wolverine (Hugh Jackman), que buscam um meio de evitar que os mutantes sejam aniquilados. O meio encontrado é enviar a consciência de Wolverine em uma viagem no tempo, rumo aos anos 1970. Lá ela ocupa o corpo do Wolverine da época, que procura os ainda jovens Xavier (James McAvoy) e Magneto (Michael Fassbender) para que, juntos, impeçam que este futuro trágico para os mutantes se torne realidade.

Curiosidade: O papel de Omar Sy é de Lucas Bishop, no futuro em que os mutantes lutam contra a extinção. Bishop tem o poder de absorção e redirecionamento de energia.

Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015)

Barry (Omar Sy) e Blue.
Leia também  Ambev vai abrir 300 vagas de emprego em seu novo centro de logística que está sendo construído em Osasco - SP

Sinopse: O Jurassic Park, localizado na ilha Nublar, enfim está aberto ao público. Com isso, as pessoas podem conferir shows acrobáticos com dinossauros e até mesmo fazer passeios bem perto deles, já que agora estão domesticados. Entretanto, a equipe chefiada pela doutora Claire (Bryce Dallas Howard) passa a fazer experiências genéticas com estes seres, de forma a criar novas espécies. Uma delas logo adquire inteligência bem mais alta, se tornando uma grande ameaça para a existência humana.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Jurassic World: Reino Ameaçado – Blue é oficialmente a personagem mais importante

Inferno (2016)

Robert Langdon, Christoph Bouchard e Siena Brooks.

Sinopse: Robert Langdon (Tom Hanks) desperta em um hospital em Florença, Itália, com um ferimento na cabeça provocado por um tiro de raspão. Bastante grogue, ele é tratado por Sienna Brooks (Felicity Jones), uma médica que o conheceu quando ainda era criança. Langdon não se lembra de absolutamente nada que lhe aconteceu nas últimas 48 horas, nem mesmo o porquê de estar em Florença. Subitamente, ele é atacado por uma mulher misteriosa e, com a ajuda de Sienna, escapa do local. Ela o leva até sua casa, onde trata de seu ferimento. Lá Langdon percebe que em seu paletó está um frasco lacrado, que apenas pode ser aberto com sua impressão digital. Nele, há um estranho artefato que dá início a uma busca incessante através do universo de Dante Alighieri, autor de A Divina Comédia, de forma a que possa entender não apenas o que lhe aconteceu, mas também o porquê de ser perseguido. 

Curiosidade: O longa é baseado na obra literária de Dan Brown e é continuação de O Código Da VinciAnjos e Demônios.

Transformers: O Último Cavaleiro (2017)

Sinopse: Os humanos estão em guerra com os Transformers, que precisam se esconder na medida do possível. Cade Yeager (Mark Wahlberg) é um de seus protetores, liderando um núcleo de resistência situado em um ferro-velho. É lá que conhece Izabella (Isabela Moner), uma garota de 15 anos que luta para proteger um pequeno robô defeituoso. Paralelamente, Optimus Prime viaja pelo universo rumo a Cybertron, seu planeta-natal, de forma a entender o porquê dele ter sido destruído. Só que, na Terra, Megatron se prepara para um novo retorno, mais uma vez disposto a tornar os Decepticons os novos soberanos do planeta. 

Curiosidade: Em mais um de seus trabalhos de dublagem, Omar Sy, dá voz ao Autobot Hot Rod, um raro Lamborghini Centenario, veículo de R$ 7 milhões que tem apenas 20 unidades no mundo. 

Chocolate (2016)

Sinopse: O jovem negro Rafael Padilha (Omar Sy) nasceu em Cuba, em 1868, e foi vendido quando ainda era criança. Anos depois ele consegue fugir e é encontrado nas docas por um palhaço que o coloca nas suas apresentações. Em seguida, Padilha passa a ser conhecido como Chocolate, tornando-se o primeiro artista circense negro na França, um grande sucesso no final do século XIX.

Curiosidade: A cinebiografia do palhaço Chocolate é quanto Omar tem o primeiro papel de protagonista.

Uma Família de Dois (2016)

Sinopse: Samuel (Omar Sy) nunca foi de ter muitas responsabilidades. Levando uma vida tranquila ao lado das pessoas que ama no litoral sul da França, ele vê tudo mudar com a chegada inesperada de uma bebê de poucos meses chamada Glória (Gloria Colston), sua filha. Incapaz de cuidar da criança, ele corre para Londres a fim de encontrar a mãe biológica, mas, sem sucesso, decide criá-la sozinho. Oito anos depois, quando Samuel e Glória se tornam inseparáveis, a mãe retorna para recuperar a menina.

Alerta Lobo (2019)

Alfost (Mathieu Kassovitz), Chanteraide (François Civil) e D’Orsi (Omar Sy).
Leia também  Tribuna do Norte - Um Hospital há 50 anos

O jovem Chanteraide (François Civil) que está a bordo de um submarino nuclear da França é reconhecido como “ouvido de ouro”. Esse apelido é devido ao seu raro dom de conseguir identificar qualquer tipo de som e, justamente por isso, ele carrega muita responsabilidade sobre suas funções. Certa vez, o jovem acaba cometendo um erro gravíssimo e acaba perdendo a confiança dos demais integrantes do submarino, além de colocar a vida de todos em um risco nuclear.

Lupin (2020)

Inspirado pelas aventuras de Arsène Lupin, o ladrão gentil Assane Diop (Omar Sy) quer se vingar de uma família rica por uma injustiça cometida contra seu pai, Babakar Diop (Fargass Assandé).

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Lupin (Parte 1, 2021, Netflix)

Curiosidades: A série é uma adaptação dos livros de Maurice Leblanc sobre o personagem Arsène Lupin.

O primeiro livro de Leblanc com o personagem foi lançado em 1907. A obra foi uma encomenda do editor da revista Je Sais ToutPierre Lafitte, que pediu uma novela policial com um protagonista que misturasse Sherlock Holmes e A. J. Raffles; e o resultado foi uma espécie de Robin Hood francês: audacioso, sedutor e socorrista dos fracos.

Anti-herói, o personagem zomba da burguesia enquanto faz de tonto o investigador da obra literária – não ao acaso nomeado Herlock Sholmes, como uma resposta icônica francesa ao detetive inglês de Arthur Conan Doyle.

A produção da Netflix não adaptou fielmente os acontecimentos dos livros, mas fica evidente a homenagem dos criadores George Kay e François Uzan ao personagem – e a atuação de Omar Sy reflete com maestria as características do famoso Arsène Lupin, o Ladrão de Casaca.

E ai, você curte o nosso trabalho?

Se sim, sabe que ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Leia também  The Boys | Conheça Curiosidades da série de sucesso da Amazon – que é paródia da Liga da Justiça
close

🤞 Não perca nada!

Assine nossa newsletter e receba novidades e ofertas exclusivas!

Comentários

Você não precisa sofrer pra fazer dieta.

Conheça o Desafio 19 dias!