Aos 24 anos, Shigeru Miyamoto passou a integrar a equipe da Nintendo. Hiroshi Yamauchi, presidente da Nintendo, pediu que o veterano Gunpei Yokoi ficasse de olho em Shigeru Miyamoto enquanto estivesse na empresa. Yokoi deu liberdade a Miyamoto para que criasse o que quisesse. Assim, diferentemente de outros games da época, ele criou uma história que tinha um triângulo amoroso como ponto de partida. Logo, Donkey Kong estava pronto para roubar princesas e o embrião de Mario havia nascido.

Miyamoto dirigiu o trabalho de criação da versão arcade de Donkey Kong, jogo em que Mario aparece pela primeira vez, como simples coadjuvante e conhecido como jumpman (saltador). Em Donkey Kong Jr., de 1982, Mario recebeu oficialmente seu nome. O presidente da Nintendo da América o batizou em homenagem o dono do primeiro depósito da empresa, Mario Segali. No início, Mario era um carpinteiro, mas logo se transformou em encanador.

O personagem surgiu em 1981 e tornou-se mascote oficial da Nintendo em 1985.

A música tema do jogo é, provavelmente, a mais conhecida do mundo dos games. Koji Kondo, também criador das trilhas de Legend of Zelda e Star Fox, garantiu ao game fases bem-marcadas de acordo com a trilha sonora. Na maior parte do tempo, o jogo é embalado por variações do seu tema principal, por vezes mais rápido, para dar a sensação de euforia, ou mais lento, como nas fases debaixo d’água.

O Dia do Super Mario é comemorado em 10 de Março foi escolhido por causa da abreviatura MAR 10, que se assemelha à grafia de Mario. A data é comemorada desde 2016.

Trechos extraídos do livro “Almanaque de Games“, de Anna Carolina Rodrigues, Nathan Fernandes e Victor Bianchin

Leia também  O menor réptil do mundo cabe na ponta dos dedos

 

Comentários