Ao completar 80 anos de existência, o Coro Lírico do Theatro Municipal leva aos palcos do teatro o espetáculo “Ensaio sobre o Lírico”, uma montagem construída sob medida para a celebração de seu aniversário.

O diretor cênico Nelson Baskerville, um dos grandes nomes do teatro brasileiro, propõe uma aproximação do público com esses cantores que geralmente são vistos como uma massa sonora. “A ideia era fazermos com que essa massa aparecesse individualmente”, explica Baskerville. “Quem são essas pessoas, que saem de casa de segunda a sexta, por seis horas por dia, para cantar? Quero desvendar para o público uma curiosidade que sempre tive”, diz.

Nelson coloca em cena os 88 cantores do grupo, e mais de 40 ex-integrantes, além de camareiras e contrarregras, em uma espécie de ensaio aberto: os cantores vão chegando e aquecendo a voz, com suas roupas do dia a dia, enquanto equipe técnica faz os últimos preparativos.“É como se estivéssemos mostrando um dia cotidiano normal. Não usamos as cortinas, quando o público chegar eles vão estar ali aquecendo voz, com suas sacolas e bolsas”, diz Baskerville.

Uma câmera de captação ao vivo acompanha os cantores, dando close em cada um deles, destacando nome, naipe de voz e curiosidades, como os casais que se formaram ali, os cantores estrangeiros, os integrantes mais antigos –alguns com mais de 30 anos de coro.

No programa, trechos de grandes óperas, como “Turandot” –primeira montagem apresentada pelo coro após sua formação, em 1939–, “Nabucco”, “La Traviata”, “Cavalleria Rustiana” e “Madama Butterfly” –cantado “à bocca chiusa”, ou seja, “de boca fechada”–, além dos réquiens de Mozart e Verdi.

A estreia aconteceu nesta sexta (23) e as apresentações vão até domingo (25). A regência do coro é de Sergio Wernec, acompanhado pela Orquestra Sinfônica Municipal, sob a batuta de Alessandro Sangiorgi. A direção musical é de Mário Zaccaro.

Leia também  20 curiosidades sobre as Olimpíadas

Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!

Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 120 colunistas. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.

close

🤞 Não perca nada!

Assine nossa newsletter e receba novidades e ofertas exclusivas!

Comentários

Você não precisa sofrer pra fazer dieta.

Conheça o Desafio 19 dias!