O Candangão 2020 vai começar! Neste sábado (23/01/2020), a partir das 15h30, Capital x Ceilandense e Real x Formosa dão o pontapé inicial no estadual da capital. Logo depois, às 16h, o atual campeão Gama enfrenta o Taguatinga. No domingo, o Brasiliense enfrenta o Sobradinho. Unaí x Ceilândia e Luziânia x Paranoá completam a rodada.

De janeiro a abril, a maioria dos jogos serão realizados aos fins de semana. A TV Brasília fará transmissões de alguns jogos. O Metrópoles preparou um guia para você saber mais sobre os times e regulamentos da 62ª edição do Candangão. Confira:

Regulamento– Os 12 clubes se enfrentam em turno único na primeira fase com todos jogando contra todos. Os oito melhores se classificam para as quartas de final e os dois últimos são rebaixados.– Caso haja empate na pontuação, os critérios de desempate na fase de pontos corridos são: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) menos cartões amarelos; 6) menos cartões vermelhos; 7) sorteio.– Quartas e Semifinal são disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de igualdade nos pontos e no saldo de gols, avança a equipe com melhor campanha na primeira fase.– Na decisão do campeonato, caso persista igualdade em pontos e, depois, em saldo de gols no confronto, o título é decidido na disputa de pênaltis.

Times O Campeonato Candango de 2020 será disputado por 12 clubes. Os 10 remanescentes do ano passado recebem agora a companhia de Ceilandense e Paranoá, vice e campeão da Segunda Divisão de 2019, respectivamente. Unaí, Luziânia e Formosa formam o trio de forasteiros que tentarão erguer o troféu de campeão.

Mais sobre o assuntoFutebolFederação define tabela e regulamento do Candangão 2020Pelo Brasiliense, a vice-presidente Luiza Estevão representou a equipe amarela em evento para dar o pontapé inicial no torneioFutebolCeilândia contrata hipnólogo para ajudar equipe no CandangãoUso de técnicas não ortodoxas para ajudar a conquistar uma vantagem em campo não é novidade no esporte, mas é preciso cuidados

Atual campeão O Gama foi o campeão da edição passada do torneio. O título foi decidido contra o Brasiliense. Na primeira partida, disputada no Mané Garrincha, o Alviverde venceu por 3 x 1, com gols de Vitor Xavier, Jefferson Maranhão e Emerson. O zagueiro Badhuga descontou para o Jacaré.

Na segunda partida, também no Mané, Gama e Brasiliense ficaram no empate em 2 x 2, com gols de Tarta e Gilson para o Alviverde e Maikon Leite e Michel Platini para o Jacaré. O resultado garantiu o 12º título estadual da história do Verdão.

Quem subiu Santa Maria e Bolamense foram os dois times de pior campanha da edição 2019 do Candangão, sendo rebaixados para a Segunda Divisão. Ocuparão seus lugares, o Ceilandense e o Paranoá, que foi campeão da divisão, seu segundo título da Segundinha (o primeiro foi conquistado em 2004).

CuriosidadesOs bastidores do Candangão 2020 começaram a ferver muito antes de a bola rolar. Um dos clubes mais tradicionais da cidade, o Ceilândia ameaçou não entrar em campo. O imbróglio envolvendo o Gato Preto teve até momentos de comédia pastelão, com o presidente do clube, Ari de Almeida, culpando a imprensa dos problemas do clube. No fim, graças a uma parceria com o Grêmio Barueri, o time se organizou e entrará em campo normalmente.

O Candangão 2020 contará também com uma estrela da internet. Matheus Almeida, o sósia do lateral-esquerdo Filipe Luís, defenderá as cores do Paranoá. Antes, ele seria companheiro do atacante Beto Acosta no Taguatinga. As partes, porém, não chegaram a um acordo e o jogador, de 18 anos e que curiosamente também atua como lateral-esquerdo, mudou de clube.

Também antes do início do campeonato, algumas equipes promoveram uma verdadeira dança das cadeiras no comando dos times. O Real Brasília teve a baixa de Ricardo Antônio, que pediu dispensa para tratar problemas pessoais. Para o seu lugar, o time contratou Antônio Carlos Silva, o Buião. No Capital, foi Luis Carlos Souza quem perdeu o lugar na reta final da preparação, sendo substituído por Victor Santana.

Comentários

Você não precisa sofrer pra fazer dieta.

entre para o Desafio 19 dias