Em Lajeado, as atividades presenciais de Educação Ambiental oferecidas pelo Centro de Educação Ambiental (CEA), setor vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), foram retomadas nesta semana. Com restrições e medidas de segurança, as oficinas acontecem no Jardim Botânico e em escolas de todas as redes de ensino de Lajeado.

As atividades estavam suspensas desde fevereiro em razão da pandemia do novo coronavírus. Durante este período, o Centro de Educação Ambiental atendeu as demandas por meio de webconferências.

Conforme a bióloga e coordenadora do Centro, Edith Ester Zago de Mello, os grupos de participantes serão formados entre 5 e 10 pessoas e serão atendidos até dois grupos em atividades distintas. Por exemplo, um grupo de 20 alunos de uma escola serão divididos em dois grupos e realizarão atividades diferentes e concomitantes.

O atendimento é oferecido para todas as idades a partir dos 4 anos. Para os mais pequenos, algumas oficinas são restritas devido à complexidade. Além das atividades presenciais, continuarão sendo realizadas palestras online, que abordam diversos temas ambientais, como resíduos, preservação de florestas, compostagem entre outros. Essas atividades são transmitidas por meio da plataforma GoogleMeet para grupos específicos.

Visita guiada ao aterro sanitário- Atividade ocorre no aterro sanitário e tem o objetivo de mostrar o caminho do lixo em Lajeado e a importância da correta separação e manejo do mesmo.

Que árvore é essa? – Atividade sobre diversidade de espécies arbóreas. Os participantes podem conhecer a ecologia e curiosidades sobre diversas espécies das coleções botânicas.

O macro e o microcosmo aquático – Nesta atividade aprende-se sobre a importância da água e como é o seu ciclo. Além disso, é possível conhecer as diversas espécies que vivem nos ambientes aquáticos, inclusive visualizar em lupa e microscópio os seres invisíveis a olho nu.

Números da natureza – Atividade com o objetivo de introduzir os conceitos de ciência e do método científico. Utilizam-se conceitos de matemática para entender a biologia e ecologia.

Sementes do mundo: Plantando hoje para o amanhã – A oficina ocorre no Horto Florestal,onde os participantes entendem o processo de produção de árvores e a ecologia das diversas sementes.

O mundo secreto das libélulas – Oficina sobre biologia e ecologia de libélulas. Os participantes produzem no final uma libélula utilizando elementos da natureza.

Horta e Compostagem – Visita na horta ecopedagógica e composteira do Jardim Botânico. Os alunos aprendem conceitos de agroecologia, manejo sustentável e produção de alimentos orgânicos, além de aprenderem sobre o processo de compostagem.

Oficina de terrário – Nesta oficina os participantes entendem um pouco mais sobre como funciona a atmosfera e os ciclos de carbono e água para construir seu próprio mini-mundo, um terrário.

Comentários