Este conteúdo vem para desmistificar a fama de “mau” que o morcego angariou, por ser associado somente a inexistentes aspectos negativos. Para conhecer e entender os aspectos positivos e benéficos do morcego, neste conteúdo serão explicados os seguintes tópicos:

À respeito da alimentação, é bom salientar que entre milhares de espécies de morcegos, somente 3 são hematófagas, ou seja, se alimentam de sangue de aves e pequenos roedores. As demais são herbívoras (vegetais e sementes) ou se alimentam de insetos.

A solução para qualquer doença contagiosa, está mais em redobrar os cuidados profiláticos, melhorar a alimentação, saneamento básico e a higiene, do que combater e erradicar esses animais, responsáveis pelo equilíbrio ecológico do planeta.

Existem países em que os cidadãos têm a consciência da importância da preservação desse animais e colaboram com a preservação deles, construindo abrigos e disponibilizando bebedouros para os morcegos se protegerem, mantendo o equilíbrio do ecossistema da região.

I- Os megamorcegos: conhecidos como raposas-voadoras, que têm uma potente visão e se nutrem de frutas e néctar. II- Os micromorcegos: se alimentam de insetos e sangue de animais e possuem a capacidade de ecolocalização (localização pelo eco).

O morcego tem o hábito de ficar de ponta-cabeça. Essa posição é fundamental para que o morcego conserve sua energia. Isso ocorre devido ao fato do sistema circulatório desse animal ser diferente do nosso. O sangue do morcego é bombeado até as extremidades e distribuído por todo o corpo quando ele fica de ponta-cabeça.

Este vídeo mostra filhotes que, por problemas ambientais, foram separados, acidentalmente e precocemente, de suas respectivas mamães, sendo resgatados por uma entidade de proteção aos morcegos chamada Australian Bat Clinic & Wildlife Trauma Centre, onde são cuidados até terem condições de voltarem à Natureza.

Aparências e representações criadas pela mente humana, dominada pelo medo, enganam e nos fazem ser injustos, preconceituosos e cruéis com essa espécie que sofre as consequências dessa hostilização, até correndo risco de vida, pela ação humana.

Comentários

Você não precisa sofrer pra fazer dieta.

entre para o Desafio 19 dias