O Blog do Pets do Folha Go inicia a tarde domingo, 07/03, com uma questão que tira os donos de cachorro do sério, especialmente os tutores de cães machos. Lembra daquele momento, onde ele levanta a perna e urina em algum lugar, e muitas vezes este lugar é o sofá ou um móvel caro? Que cena não?! Se você quer solucionar este problema, e tentar fazer o cachorro parar de marcar território no lugar errado, então continue lendo esta matéria. 

Portanto, leia também: Cachorro com coceira ou cachorro estressado? Entenda o que acontece com seu pet

Como fazer o cachorro para de marcar território? – Foto: Pixabay

Se você está encontrando xixi fora do lugar, este é um problema que precisa ser solucionado, afinal de contas o odor da urina incomoda, e fica espalhado por toda a casa. Por isso, para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em lugares que não deve, e fazer no lugar certo. Veja!

Por que o cachorro marca território?

Este hábito muitas vezes inconveniente dos animais torna-se um problema para os tutores de cães, e muitos não sabem o que fazer para o cachorro parar de marcar território. Entretanto, o primeiro passo para evitar este problema é entender os motivos que levam ele a fazer isso. 

Primeiramente,  os animais têm por maneira instintiva marcar território, e a forma de fazer isso é através da urina. Este é um hábito que vem desde os seus ancestrais, dessa maneira eles mostram que aquele é o seu espaço. 

Nós seres humanos, temos documentos de identificação, para mostrar que somos os proprietários de nossas casas. Para os cachorros a urina, é o meio de identificação para mostrar que aquele lugar é o seu território dominante. 

Nesse sentido, para eles que têm o olfato muito apurado a urina revela muitas coisas, e por meio dela que os cães conseguem descobrir se aquele local foi frequentado por um cachorro. 

Veja também: Raça de gato siamês: saiba curiosidades do felino mais esperto do mundo

Como fazer o cachorro para de marcar território?

Para fazer um cachorro para marcar território é preciso ensinar o lugar certo de fazer xixi – Foto: Pixabay
Leia também  Border Collie marrom: Conheça 15 Curiosidades sobre

Sabendo disso, agora é o momento de ensinar o seu cachorro a parar de marcar território no lugar errado. Para isso temos algumas dicas básicas que você pode fazer com seu pet. Acompanhe!

Pego no flagra! Ele só vai entender que está fazendo algo errado, quando for corrigido. Sendo assim, o dono deve ficar de olho para quando ele estiver fazendo xixi no lugar errado, ser repreendido com um “não” bem enfático. 

Mostre o local certo, para ele fazer suas necessidades, por isso determine qual é este local, caso não faça isso, ele vai sentir a liberdade de fazer em qualquer lugar. Quando estiver no local errado, leve ele para o local certo. 

Quando ele fizer o xixi no local certo, dê uma recompensa, como elogios, carinhos, petiscos e faça com ele alguma atividade divertida.

Aproveite, e saia de casa, faça um passeio com cachorro para marcar território em outros lugares. Dessa maneira, evita-se as chances dele fazer xixi em lugares errados.

Uso de repelentes

Para ajudar a educar o cachorro nesse questão de fazer xixi em todo lugar, existem produtos no mercado de pets para te ajudar. Assim, vale pesquisar entre aqueles naturais também.

Por fim, explore outras possibilidades com seu veterinário, certamente ele também te dará outras opções para alcançar sucesso com seu melhor amigo. Logo que o cachorro parar de marcar território, conta prá gente aqui no Notícias para Pets.

Leia também: Gato pelo curto americano: veja como cuidar do gato mais lindo do mundo

Comentários