Os gatos sabem seus nomes? Descubra essa e outras curiosidades

Os felinos sabem muitas coisas: caçar ratos, o barulho do saco de ração sendo aberto e ignorar os humanos. No entanto, a verdade é que amamos esses peludos e não imaginamos nossa vida sem eles. Sempre houve muito mistério e superstição em torno do mundo felino e por isso sempre buscamos forma de entender esse pet tão adorado. Portanto, trouxemos hoje (22/02) aqui no Blog Pets da Folha Go uma matéria bem especial: Os gatos sabem seus nomes? Descubra a seguir.

Os gatos sabem seus nomes? Descubra essa e outras curiosidades – Imagem – Divulgação hypeness

Leia também: Linguagem corporal dos gatos: entenda o que seu pet quer dizer

Os gatos reconhecem os sons

Os felinos são animais incríveis e bastante inteligentes. A sua capacidade de audição chega a ser cinco vezes maior que a do ser humano e isso explica o porquê deles chegarem em segundos quando o pote de ração abre.

Além disso, os gatos ouvem ultrassons, ou seja, sons que nós seres humanos e outros animais como por exemplo o cão, não consegue ouvir.

Dessa forma, de acordo com algumas pesquisas realizadas no Japão, os gatos conseguem reconhecer os sons, bem como associar esse som a voz do tutor e ao seu próprio nome felino.

Os cientistas concluíram que  assim como os golfinhos e os cães, os gatos entendem a voz humana e consegue identificar seus sons.

Portanto, sim! Os gatos sabem seus nomes. Eles associam o som do seu nome em geral a pequenas recompensam como por exemplo: comida e carinho.

Sendo assim, é importante que o tutor associe chamar o nome do gato com o reforço positivo, usando petiscos, diversão e afeto. Isso para que o felino saiba que ao ouvir seu som coisas boas vão acontecer.

Leia também  Na rede: veja as curiosidades que ganharam destaque na internet nesta semana

Portanto, o tutor não deve usar o nome do seu gato em situações negativas ou quando estiver ensinando a ele sobre algum comportamento errado.

Os gatos respondem bem melhor à sons curtos, e ao que parece, eles preferem a voz feminina e aos sons mais agudos.

Uma dica é chamar o gato apenas por um nome, pois assim é mais fácil para o felino reconhecer seu som e atender o chamado do tutor.

Outro acontecimento incrível está no fato dos gatos reconhecerem novos nomes ao serem adotados por outra família humana.

Então porque meu gato me ignora quando o chamo?

Os gatos sabem seus nomes? Descubra essa e outras curiosidades – Imagem: Divulgação image.freepik

Confira também: Porque os gatos gostam de dormir com seu tutor: veja 5 razões do comportamento

Isso pode acontecer porque ele pode está ocupado ou simplesmente porque ignora de propósito. No entanto, pode existir ainda, a possibilidade de você está usando o nome dele de maneira negativa.

Se você está sempre gritando com seu gato ou assustando ele quando o mesmo faz algo errado, é possível que ele queira fugir quando ouvir sua voz.

Como os gatos possuem uma audição muito sensível e mais aguçada que a nossa, vozes altas, barulhos excessivos e em expansão tende a assustá-los.

No entanto, se seu gato sabe que ao ouvir o seu nome ele vai receber carinho ou comida, com toda a certeza ele irá correndo até você.

Dessa forma, entender que os gatos sabem seus nomes faz com que os laços de amor e afeto em nós e nossos filhos de quatro patas se fortaleça. Percebemos que os felinos ainda são  um mistério e que tem muitas coisa para serem descobertas e entendidas sobre seu comportamento. 

Pode te interessar: Raça de Gato Abissínio: um pet alegre e brincalhão; confira mais sobre a raça