Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) é um dos jogos de tiro mais famosos da história dos videogames. Além do sucesso entre os jogadores casuais, a franquia da Valve também faz sucesso no competitivo e distribui premiações que ultrapassam os US$ 100 mil (cerca de R$ 380 mil). O game se tornou uma febre mundial em pouco tempo após o seu lançamento e continua como um dos mais populares da Steam até hoje. Confira, a seguir, cinco curiosidades sobre CS:GO, desde sua história até as estatísticas que confirmam o seu sucesso.

Counter-Strike: Global Offensive é o quarto game da franquia. O título foi lançado no dia 21 de agosto de 2012 e é considerado uma continuação de Counter-Strike: Source. Embora a recepção inicial do jogo não tenha sido como a empresa esperava, a Valve mudou o cenário após liberar atualizações que fizeram com que CS:GO se tornasse uma das principais alternativas entre os jogos de tiro para computador.

Apesar de ter sido lançado em 2012, o game mantém um número alto de jogadores ativos mesmo depois de tantos anos, feito raro. Na Steam, CS:GO conta atualmente com cerca de 350 mil jogadores ativos e seu recorde histórico é de 680 mil players simultâneos. Em 2019, CS:GO é o terceiro game mais jogado na plataforma, atrás apenas do Battle Royale PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG) e do MOBA DotA 2.

O nome Counter-Strike surgiu em junho de 1999 como uma modificação do game Half-Life, lançado em 1998. Os criadores originais foram o canadense Minh Le e o americano Jess Cliffe, que permaneceram na equipe de desenvolvimento do jogo em Counter-Strike 1.0 e nas versões seguintes.

A Valve se envolveu com a modificação ainda em 2000 durante o Counter-Strike Beta 5.0, quando adquiriu os direitos do nome e ofereceu empregos aos criadores originais e à equipe que se juntaram a eles. Assim, a franquia tomou forma e, com destaque para o Counter-Strike 1.6, lançado em 2003, se tornou um sucesso até os dias de hoje com CS:GO.

Leia também  Ambev vai abrir 300 vagas de emprego em seu novo centro de logística que está sendo construído em Osasco - SP

No Brasil e no resto do mundo, Counter-Strike foi muito famoso nas lan houses nos anos 2000. Apesar de outros jogos disputarem seus espaços, como Ragnarok Online e Age of Empires, CS se tornou o principal título para grupos de jogadores que queriam apenas formar times e se divertir com amigos. Em outros casos, lan houses também foram palcos de pequenos torneios e também dos corujões, em que todos passavam a madrugada inteira jogando no estabelecimento.

Incluído como mapa oficial ainda no Counter-Strike 1.1, Dust2 esteve presente na franquia desde então. Embora Cache, Inferno e Overpass também sejam muito famosas entre os players, Dust2 é o cenário mais jogado no CS:GO. O mapa foi criado por Dave Johnson, o mesmo que fez a primeira Dust e Cobblestone. Uma das principais razões atribuídas ao seu sucesso, é que o cenário é simples e de fácil aprendizado para jogadores iniciantes.

close

🤞 Não perca nada!

Assine nossa newsletter e receba novidades e ofertas exclusivas!

Comentários

Você não precisa sofrer pra fazer dieta.

Conheça o Desafio 19 dias!