Robocop vs Exterminador do Futuro | História e Curiosidades

Vamos falar de crossovers? Então vamos falar de um crossover que marcou muita gente no início dos anos 90. Em 1992 era lançada pela Dark Horse a minissérie em quadrinhos Robocop vs Exterminador do Futuro.

Escrita por Tim Miller e com artes de Walter Simonson, a história trazia um embate entre os dois ícones da ficção científica. Após os eventos de Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final, a Skynet consegue se reerguer. Tudo graças à transformação de Alex Murphy no Policial do Futuro Robocop.

No futuro, uma combatente chamada Florence retorna ao passado para eliminar Murphy e impedir a Skynet de dizimar a humanidade. Mas a Skynet não está disposta a perder essa batalha e envia um grupo de exterminadores para conter Florence.

O supercomputador Skynet toma o controle do arsenal nuclear americano e provoca a 3ª Guerra Mundial. Bilhões de pessoas são aniquiladas. As máquinas conhecidas como exterminadores dominam a Terra.

Sarah Connor e seu filho John, com a ajuda de um exterminador reprogramado, conseguem impedir o surgimento do Skynet, evitando o holocausto nuclear e alterando o rumo da História.

Na cidade de Detroit, depois de ser torturado e fuzilado por uma gangue de traficantes, o policial Alex Murphy é submetido a um experimento com implantes cibernéticos. A cirurgia o transforma na máquina de combate conhecida como Robocop.

No Brasil a história foi publicada em 4 edições em uma minissérie quinzenal pela Editora Abril. As edições saíram entre junho e julho de 1999.

Essa certamente foi a forma como muitos brasileiros conheceram Robocop vs Exterminador do Futuro. Apesar de não ter saído perto do lançamento de nenhum dos filmes da franquia, o quadrinho teve um sucesso relativo por aqui. Curiosamente, a primeira edição da versão nacional vem com o enunciado “A continuação jamais filmada de O Exterminador do Futuro – O Dia do Julgamento”.

Leia também  "O" é para Oprah. 25 curiosidades sobre a mulher que mudou a televisão (e a vida) dos norte ...

Robocop vs Exterminador do Futuro também ganhou adaptações para os games. Eles foram publicados pela Virgin Games para Mega Drive, Game Gear, Master System, SNES e Game Boy. No Brasil muita gente certamente conheceu os jogos pelas suas versões de SNES e Mega Drive que, apesar da dificuldade, fizeram sucesso por aqui.