Você conhece o menor macaco do mundo? Hoje, 30/12, no Folha Go, você vai conhecer o sagui-pigmeu, e descobrir algumas curiosidades sobre esse primata. Leia a matéria até o fim e saiba tudo sobre esse belo mamífero.

Leia também: Curiosidades de 3 bichos exóticos do Brasil: macacos prego, esquilo e mico-leão-dourado

Esse animal pesa apenas 100 gramas (Fonte: biólogo)

Características do menor macaco do mundo

O sagui-pigmeu é um pequeno primata apaixonante. Ademais, esse lindo animal atinge apenas 15 centímetros de comprimento e 15 centímetros de cauda.

Além disso, eles pesam apenas cem gramas. Portanto, isso permite que eles alcancem as partes mais altas das árvores, onde os primatas maiores não conseguem chegar. Esse macaco também tem uma ótima habilidade de subir em árvores. Isso acontece graças as suas pequenas garras afiadas e ao ótimo equilíbrio da cauda.

Curiosidades sobre o sagui-pigmeu

Além de ser um lindo primata, esse animal também possui algumas curiosidades bem interessantes. Uma delas é o fato de ser um animal com relações monogâmicas. Dessa forma, normalmente a fêmea, antes da ovulação, fica agressiva e pode bater no macho.

As fêmeas podem gerar até três macaquinhos. Dessa maneira, eles se alimentam do leite de sua mãe até os três meses de vida. Os filhotes pesam apenas 15 gramas e, infelizmente, muitas vezes nascem mortos, devido ao tamanho da mãe.

Outro fato interessante, é que devido ao seu tamanho o sagui-pigmeu ganhou um registro no livro dos recordes. Além disso, esses primatas têm hábitos diurnos. Ademais, a alimentação deles é baseada em frutas e pequenos insetos. A expectativa de vida é, em média, dez anos, caso ele viva livre na natureza.

Leia também  saiba quais os fetiches que mais interessam os brasileiros em tempos de pandemia – Notas – Glamurama

 Veja também: Conheça os macacos Bonobos: os primatas “feministas”

Esses animais sofrem com a troca do ambiente natural (Fonte: papo de primata)

 

Preservação da espécie

Esses animais possuem um status de conservação preocupante. Isso ocorre devido a notória redução de números da espécie. Infelizmente, algumas pessoas capturam esses animais para serem animais exóticos de estimação. Contudo, essa ação é péssima para o animal.

Alguns desses animais, quando separados de sua mãe e do seu grupo, falecem devido à tristeza. Além disso, eles sofrem com a troca do ambiente natural. Por fim, os desatamentos e os incêndios das florestas também aumentam o número de mortes desses primatas.

Aprenda mais sobre esse primata  (Fonte: papo de primata)

Personalidade do sagui-pigmeu

Esses primatas são animais bem territorialistas. Dessa forma, marcam o território com o perfume emitido pelas glândulas escrotais. Eles andam em bando. No entanto, possuem um macho dominante, e uma fêmea, que reproduz no mínimo quatro linhagens.

Além disso, antes da ovulação, a fêmea fica muito agressiva ao ponto de agredir o macho. Por sua vez o macho, no período de reprodução, apresenta alteração de comportamento.

Veja também: Gato vira-lata: conheça mais sobre esses felinos

Por fim, gostou dessa matéria? Veja mais em nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

close

🤞 Não perca nada!

Assine nossa newsletter e receba novidades e ofertas exclusivas!

Comentários

Você não precisa sofrer pra fazer dieta.

Conheça o Desafio 19 dias!